Dança

Caixa Cultural: Passinho Brazil apresenta espetáculo Favela Digital

Grupo carioca mostra ecleticismo do gênero em novo espetáculo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/04/2017 às 19:39
Divulgação
Grupo carioca mostra ecleticismo do gênero em novo espetáculo - FOTO: Divulgação
Leitura:

O funk é uma das principais expressões das periferias urbanas no Brasil. Desde o início dos anos 2000, a cultura funkeira passou a ocupar a grande mídia, ao mesmo tempo em que continuou a se ressignificar. O passinho, movimento que representa os desejos e anseios de uma geração nascida no universo online, é uma de suas mais recentes ramificações. Representante do movimento, o grupo Passinho Brazil ocupa a Caixa Cultural com o espetáculo Favela Digital, nesta quinta-feira (27) e no sábado (29).

Assim como o funk tem sua origem na mescla de ritmos – Miami bass, techno, hip hop, rap e MPB – o passinho tem em sua gênese a fusão de referências. Sua essência está na juventude para a qual a internet é, desde cedo, a grande enciclopédia.
Segundo estudiosos do movimento, as lan houses tiveram papel fundamental em sua consolidação. Isso porque, além de pesquisarem referências online ou “sharingarem” (referência a um golpe do anime Naruto no qual é possível copiar os movimentos do outro) os passos, os artistas também passaram a publicar seus vídeos dançando e muitos deles viralizaram. O frevo, inclusive, é a grande referência da dança acelerada.

Criada em 2013, a Companhia Passinho Brazil é fruto dessa explosão e também sinônimo de seu fortalecimento. Apresentando-se ao redor do Brasil e do mundo, a primeira companhia do gênero no país conecta dança e teatro em seus trabalhos, como é o caso de Favela Digital.

“O passinho é uma cultura nasceu da internet e sua potência, além da ginga, vem do trabalho corporal, da originalidade. Ele é cheio de referências, mas igual a ele não tem. O espetáculo narra o cotidiano dos dançarinos, seus dramas e alegrias, a vivência nas comunidades. Além das canções e dos números de dança, também trabalhamos com a questão plástica, com interferências digitais, pois tem tudo a ver com o movimento”, explica o diretor artístico Henrique Talmah.

CONEXÃO

Hoje, das 10h às 12h, o grupo participa do evento Conexão Dança Frevo, no Paço do Frevo, trocando experiências e se focando nas aproximações entre as duas danças.


ATUALIZAÇÃO

Devido à Greve Geral, nesta sexta-feira (28), não haverá exibição do espetáculo. No sábado, haverá duas sessões, às 17h e às 20h.

Últimas notícias