Polêmica

Após briga na Justiça, peça com trans se apresentará em Garanhuns

A obra fazia parte da grade de atrações da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns, cujo tema este ano é Um Viva à Liberdade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/07/2018 às 19:47
Foto: Leonardo Pastor/Divulgação
A obra fazia parte da grade de atrações da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns, cujo tema este ano é Um Viva à Liberdade - FOTO: Foto: Leonardo Pastor/Divulgação
Leitura:

Após ter sua apresentação cancelada no último dia 30 de junho pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a peça retornará a cidade, porém de maneira independente. Data e local ainda não foram divulgados.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) publicou nessa sexta-feira (20) a decisão do Juiz de Direito Bel Enéas Oliveira da Rocha que julgou o ação na justiça. O juiz indeferiu o pedido da promotoria em reintegrar a peça a grade da programação do FIG.

"O controle judicial sobre os atos da Administração é exclusivamente de legalidade, sendo que, no caso, a análise do cancelamento é mérito administrativo. Assim, o cancelamento da peça teatral em questão com fulcro em critérios que traduzem o princípio do respeito ao sentimento religioso da comunidade, a meu ver, não afronta o princípio da dignidade humana", dizia ele na sentença.

Cancelamento

O espetáculo foi retirado da programação do 28° Festival de Inverno de Garanhuns, a pedido do prefeito da cidade, Izaías Régis, que se manifestou através de uma nota sobre o pedido:

“O Governo Municipal de Garanhuns, na sua representação oficial o prefeito Izaías Régis, vem a público manifestar sua satisfação de ver que o clamor da sociedade de Garanhuns num pedido expresso de respeito à fé cristã, que foi transmitido para todo o Estado a partir de uma entrevista sua a uma emissora de rádio, reforçado pela população nas redes sociais, bem como ratificado por instituições religiosas que externaram o seu posicionamento, tenha sido ouvido pelo Governo do Estado de Pernambuco, culminando com a suspensão da apresentação em Garanhuns, do espetáculo "O Evangelho segundo Jesus - a Rainha dos Céus".

Quando o cancelamento foi anunciado, iniciou-se uma mobilização nas redes sociais para conseguir recursos para custear as passagens, hospedagens e alimentação de toda equipe do espetáculo. A meta inicial era levantar R$ 6 mil. A 'vaquinha' virtual deu tão certo que arrecadou quase do dobro do necessário para os artistas irem a Garanhus. Um valor total a R$ 10 mil foi arrecadado.

A atriz transexual Renata Carvalho é a estrela de "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu", que faz uma releitura de Jesus como se ele vivesse nos dias atuais como uma travesti, partindo da ideia de que Cristo viveria entre os marginalizados.

Decisão

O promotor Domingos Sávio Pereira Agra, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, falou sobre a decisão: "Ainda não tomamos conhecimento do inteiro teor da decisão. Vamos analisá-la e ver a possibilidade de recorrer ou não, inclusive a eficácia de eventual recurso, dada a iminência da data inicialmente prevista para a apresentação. De qualquer forma, mesmo indeferida a liminar de antecipação da tutela, esperamos o prosseguimento do processo para exame do que entendemos tratar-se de um caso de discriminação institucional do Estado e do Município", disse.

A promotoria pode recorrer a ação novamente e caso ganhe a ação poderá receber uma indenização no valor de 100 mil reais, valor cobrado pela ação do Ministério Público.

Últimas notícias