Gravada em Pernambuco, confira os bastidores da minissérie Justiça

Recife, Olinda e Jaboatão serviram de cenários para a próxima trama das 23h da Rede Globo

Foto: Estevam Avellar/TV Globo
Recife, Olinda e Jaboatão serviram de cenários para a próxima trama das 23h da Rede Globo - FOTO: Foto: Estevam Avellar/TV Globo

No último dia 10 de junho, a comitiva carioca – equipe técnica e elenco – da Rede Globo de Televisão se despediu da capital pernambucana após pouco mais de um mês de trabalho. Recife, Olinda e Jaboatão serviram de locação para a minissérie Justiça, escrita por Manuela Dias, que terá 20 capítulos e previsão de estreia para o segundo semestre no horário das onze da noite. A convite da emissora, o JC esteve presente em uma das gravações num clube noturno desativado em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes.

Dezenas de profissionais, da própria Globo e produção local (incluindo figurantes), estavam envolvidos na sequência que presenciamos. No elenco, atores da terra como Jesuíta Barbosa, Luisa Arraes e Pedro Wagner – do grupo de teatro Magiluth – possuem papéis de destaque no folhetim.

Ao chegarmos ao local combinado, fomos impedidos de acompanhar, a princípio, devido à gravação de uma cena secreta do último capítulo da minissérie, que envolvia os atores Cauã Reymond e Drica Moraes. No final desta etapa, ainda caracterizados, porém nitidamente cansados, conversaram rapidamente com os jornalistas presentes.

No primeiro momento, a atriz Drica Moraes contou o que podia sobre a personagem Vânia, uma mulher virtuosa, mas que se torna autodestrutiva ao se casar com um político corrupto: “É uma personagem que está sempre bêbada ou tomando remédio. Ela vive alterada, uma mulher descompensada. Não é uma dona de casa, uma mulher comum, nesse sentido. Ela está sempre se jogando no mundo e pedindo ajuda, isso eu acho muito bonito na personagem”, entregou ela, que viu em Justiça uma certa continuação de seu papel como Carolina, em Verdades Secretas (2015), também com algumas cenas gravadas em Pernambuco: “Acho que juntaram o final de Verdades e tão recomeçando, numa mistura de Carolina com Vânia”, disse Drica, aos risos.

A atriz ressaltou a qualidade do texto da trama: “Após o convite do (José Luiz) Villamarim (diretor da minissérie) eu li a série toda, e achei muito forte, muito potente”, qualificou. E o que o público poderá esperar de Justiça? “Injustiça”, disse Moraes, e explicou: “Acho que o espectador pode esperar histórias de injustiça. São seres humanos maltratados pela vida, pela sociedade, mas que dão a volta por cima, superando as dificuldades”.

O galã Cauã Reymond atendeu os jornalistas logo em seguida. Ele tentou definir um pouco quem era o contador Maurício que, após o atropelamento da sua esposa, a bailarina Beatriz (Marjorie Estiano), comete a eutanásia a pedido dela. Maurício acaba preso por sete anos, mas, ao sair do cárcere, estará disposto a acertar as contas com o autor do atropelamento de sua amada, interpretado por Antonio Calloni.

Para Cauã, o formato curto de minissérie, que está totalmente escrita, ajuda muito no desenvolvimento do seu papel: “Para mim é muito interessante ter conhecimento do arco dramático do personagem. Saber como ele começa, como é que é o meio dele e onde ele termina”, explicou ele, que se inspirou em álbuns de Miles Davis e na leitura de O Príncipe, de Maquiavel para guiar a sua atuação.

Após a conversa com Drica e Cauã, conseguimos acesso a um dos sets de gravação: a boate Snack Night Club. Em Justiça, o bordel será comandado por Kéllen, interpretada por Leandra Leal. Na sequência que acompanhamos, vimos a atriz devidamente caracterizada com roupas justas e chamativas, andando pelos corredores a procura de Suzi, personagem de Julia Dalavia, que acabou de viver Maria Tereza na primeira fase de Velho Chico, a atual trama das nove. A Globo reformou parcialmente o local para as gravações e informações extraoficiais garantem que o espaço – que se trata de uma casa de swing – será aberto ao público no mês de julho.

As cenas estavam sendo captadas com câmeras 4K, que darão qualidade de cinema ao folhetim. Os figurinos vieram do Rio de Janeiro, mas muito material foi adquirido em terras pernambucanas para dar mais verossimilhança à minissérie. 

Além de Barra de Jangada, Justiça teve cenas gravadas no Mercado de São José, no Edifício Holiday em Boa Viagem, na praia e no bairro do Pina, e Teatro de Santa Isabel. Já em Olinda, os trabalhos foram realizados no Largo do Amparo e Ladeira da Misericórdia.

TRAMA

De acordo com a sinopse, Justiça traz uma trama que conta a história de quatro crimes independentes, mas interligados. Com exibição às segundas, terças, quintas e sextas, cada dia será dedicado a um enredo. Os personagens moram na mesma cidade e o tempo funciona como um scanner que varre as quatro histórias simultaneamente, evidenciando coincidências temáticas, temporais e espaciais. O protagonista de segunda-feira pode ser coadjuvante na terça e passar ao fundo da cena na história de quinta.

O elenco se completa com nomes como: Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Débora Bloch, Marina Ruy Barbosa, Cássio Gabus Mendes, Jéssica Ellen, Pedro Nercessian, Priscila Steinman, Camila Márdila, Enrique Diaz e Igor Angelkorte. A previsão de estreia é para agosto, quando termina a atual novela das 23h, Liberdade, Liberdade.

Últimas notícias