Novela angolana que saiu do ar por beijo gay estreia na TV Brasil

'Jikulumessu - Abre o Olho' foi responsável pelo primeiro beijo gay da TV angolana e ainda fala de temas como a corrupção

Reprodução
'Jikulumessu - Abre o Olho' foi responsável pelo primeiro beijo gay da TV angolana e ainda fala de temas como a corrupção - FOTO: Reprodução

A TV Brasil estreia nesta quinta (25), às 20h30, a produção angolana Jikulumessu - Abre o Olho. O folhetim, criado e dirigido por Coréon Dú, causou polêmica: chegou a ficar uma semana fora do ar por conta de um beijo entre dois homens.

Foi a primeira cena de beijo entre dois homens na TV angolana. A novela tratou de outros assuntos espinhosos, como a corrupção no país.

A trama gira em torno de Joel Kapala, que, aos 17 anos, é admitido em uma conceituada escola de Luanda e deixa a cidade onde mora, Lubango, em direção à capital de Angola.

Mas o que poderia ser uma oportunidade para uma pessoa com poucos recursos acaba em injustiça, pois, após sofrer com o bullying de colegas e professores, ele é acusado de agredir uma colega e acaba expulso, mesmo sendo inocente.

A produção da Semba Comunicação, indicada ao Emmy Internacional na categoria, é a segunda novela angolana exibida pelo canal brasileiro. A primeira, Windeck, ficou no ar entre novembro de 2014 e abril de 2015.

DUAS PARTES

A trama é dividida em duas partes e a primeira fase termina com a partida de Joel Kapala para os Estados Unidos após ser expulso do colégio. O personagem é interpretado por Fernando Mailoge e o papel de Djamila Pereira, par romântico dele, ficou com a atriz Sandra Gomes.

A segunda fase de Jikulumessu retoma a história de Joel com um intervalo de 16 anos. O protagonista volta à Luanda para reencontrar aqueles que o prejudicaram no passado. Nesta parte da novela, Joel e Djamila são interpretados por Macula e Heloísa Jorge. A atriz angolana radicada no Brasil participou há pouco tempo da novela A Lei do Amor (Globo), como a personagem Laura.

Últimas notícias