CURSO

Patricia Gonçalves dá início a projeto de escrita criativa

A escritora vai realizar encontros mensais para quem está interessado em aprender mais sobre a criação literária

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/03/2018 às 15:42
Divulgação
A escritora vai realizar encontros mensais para quem está interessado em aprender mais sobre a criação literária - FOTO: Divulgação
Leitura:

Desde que começou a estudar, a partir de 2005, a teoria e a filosofia da arte e da literatura, a escritora Patricia Gonçalves Tenório não parou mais de se interessar pelo assunto. Fez seu mestrado no assunto e, agora, está no doutorado sobre escrita criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em 2016, começou a compartilhar os seus conhecimentos de técnicas e teorias. Nascia aí o projeto do Grupo de Estudos em Escrita Criativa, que vai organizar encontros mensais a partir deste sábado para quem quer discutir e aprender sobre a produção literária.

A cada edição, Patricia vai se dedicar a um tema importante para a escrita e receber um convidado. A primeira parte da aula será destinada a falar da teoria, das técnicas e de exemplos, tanto na literatura como em outras artes. Após isso, haverá um momento para exercícios e leitura de textos feitos na hora. Por fim, Patrícia vai conversar com alguém sobre a sua forma de produzir.

Segundo Patrícia, as aulas são voltadas para qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha planos de trabalhar com a escrita. “Não existe restrição de idade ou público-alvo. Queremos fazer uma troca de conhecimentos antes de tudo”, aponta. A primeira conversa é sobre o tempo e terá como convidada a escritora e professora Flávia Suassuna. As inscrições custam R$ 100 por módulo, com meia-entrada para professores e estudantes, e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Patricia, vencedora de prêmios da Accademia Internazionale Il Convivio, na Itália, da Academia Pernambucana de Letras e da União Brasileira dos Escritores, começou a compor o curso depois de participar do Seminário Nacional de Escrita Criativa, na Bienal do Livro. “O público foi muito receptivo. Senti que dava para fazer algo mensal”, conta.

Quando começou a estudar sobre criação literária, a autora avisos de amigos que diziam que a teoria “poderia engessar a sua produção”. “Eu senti o contrário, era algo que me ajudava a escrever”, afirma. “A escrita criativa existe há, em outro formato, há mais de 200 anos. Estudar as técnicas e a teoria é algo feito em todas as artes e profissões. Eu vejo como algo positivo.”
Para ela, é importante não se restringir só à escrita: as conexões entre as várias artes podem ajudar na criação. A profusão de oficinas e de cursos acadêmicos como o da PUC-RS é uma boa notícia, ela explica. “É uma ajuda para novos escritores e para os antigos também, quando estão dispostos a se renovar e trocar técnicas. Os autores são pessoas muito sós no seu trabalho. O curso ajuda, estamos em um grupo, podemos trocar ideias, ver coisas nova, aprender com os demais”, defende Patricia.

Os fundamentos básicos para escrever bem, argumenta a escritora, não são muitos. O primeiro é ler os clássicos. “É básico para todo escritor, é preciso ser um grande leitor, pois só conseguimos colocar para fora o que temos dentro da gente”, explica. Depois, é importante ter a consciência não há nada original. “Tudo já foi feito, mas não com a nossa subjetividade. A gente tem a nossa bagagem, a individualidade é nossa e temos uma visão de mundo singular”, pontua. O pilar final é a conexão com o estudo de outras áreas. “A gente aprende muito nas outras artes, com essa rede de conexões. A fonte das artes é a mesma”, garante.

Patricia diz que tem planos de realizar o curso também em Porto Alegre. Os convidados devem ser colegas da PUC-RS – aqui em Pernambuco, a escritora fez uma parceria com a UBE-PE. Além de Flávia, nomes como Lourival Holanda, Fátima Quintas, Ana Maria César e Maria do Carmo Nino.

PROGRAMAÇÃO

10 de março - O tempo, com debate com Flávia Suassuna

7 de abril - O mito, com debate com Alexandre Santos

12 de maio - A viagem, com debate com Fátima Quintas

9 de junho - A música, com debate com Jacques Ribemboim

11 de agosto - O amor, com debate com Ana Maria César

1º de setembro - O sonho, com debate com Adriano Portela

6 de outubro - A imagem, com debate com Maria do Carmo Nino

10 de novembro - O fogo, com debate com Lourival Holanda

Últimas notícias