Opinião

O feminismo tem que acolher Emma Watson, Beyoncé e todas as mulheres

Polêmica envolvendo foto da atriz mostra que ainda há muito preconceito

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/03/2017 às 13:22
Reprodução
Polêmica envolvendo foto da atriz mostra que ainda há muito preconceito - FOTO: Reprodução
Leitura:

Ativista dos direitos das mulheres, Emma Watson virou alvo de controvérsia após a publicação de uma sessão de fotos suas para a revista Vanity Fair deste mês. Em uma das imagens, ela aparece com uma roupa de alta costura que deixa parte de seus seios à mostra. Para algumas integrantes do movimento, a atriz estaria cedendo à pressão da sociedade patriarcal ao expor seu corpo. Para outras, o problema está mais ligado a uma situação criada pela própria artista, já que, em 2014, durante entrevista, Watson fez críticas ao trabalho de Beyoncé, semelhantes às quais está sendo submetida.

Exposta ao tribunal das redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram estão repletos de opiniões dissecando o ensaio fotográfico), Emma Watson se pronunciou sobre o assunto. Durante ação promocional de A Bela e a Fera, no qual é protagonista, deu sua visão atual sobre o feminismo.

“O feminismo é sobre a escolha da mulher, não é uma vara para bater nas outras mulheres. É sobre liberdade, com a libertação, com a igualdade. De fato não sei o que meus seios têm que ver com isso. Estou confusa, muita gente está confusa”, afirmou em tom de ironia.

O que alguns fãs de Beyoncé têm apontado, no entanto, é que este mesmo pensamento não foi utilizado por ela ao julgar os clipes da cantora. Em entrevista à revista Wonderland, em 2014, poucos meses depois do lançamento do álbum visual da cantora americana e, até então, seu disco de cunho mais político, principalmente em defesa do feminismo, Emma se disse “confusa” quanto ao discurso de Beyoncé. Isso porque, para ela, as mensagens não correspondiam às imagens do clipe, nos quais Beyoncé explora aspectos de sua sexualidade de forma mais explícita.

A visão de Emma em relação a Beyoncé revela tensões existentes dentro do próprio feminismo. Mulheres negras muitas vezes se sentiram silenciadas pela visão das mulheres brancas, que, para elas, queriam pautar o movimento de acordo a partir de suas vivências, sem levar em consideração fatores como racismo e preconceitos de classe, que influenciam na forma como a mulher é percebida na sociedade.

VISIBILIDADE

Aos 26 anos, Emma é uma voz importante em defesa do feminismo diante de uma sociedade majoritariamente patriarcal e misógina. Durante seu processo de amadurecimento, tem evoluído e percebido que o mundo não é monocromático, que o que falamos hoje pode nos afetar amanhã, assim como a própria Beyoncé, hoje um grande ícone feminista, mas que já foi (muito) acusada de reforçar estereótipos de gênero.

As duas artistas, com suas vivências diferenciadas, representam a complexidade do ser mulher na sociedade. E o importante é que, na luta feminista, haja espaço para Emma Watson, Beyoncé. Para todas.

Últimas notícias