DESEMBARQUE

Ministro interino da Cultura pede demissão a Michel Temer

João Batista de Andrade deixa a pasta com menos de um mês no cargo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/06/2017 às 13:00
Foto: Agência Brasil
João Batista de Andrade deixa a pasta com menos de um mês no cargo - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade (PPS), enviou carta ao presidente Michel Temer, nesta sexta-feira (16) pedindo demissão da pasta. A decisão foi tomada antes de João completar um mês à frente da pasta, já que o até então ministro pernambucano Roberto Freire (PPS) também deixou o ministério em maio, após divulgação da gravação de Temer com Joesley Batista, dono da JBS.

De acordo com o Ministério da Cultura, a iniciativa de João Batista foi tomada nesta manhã. Apesar da carta ter sido entregue na Presidência, Batista afirmou que está disposto a continuar no cargo até que seja feita a transição, escolha de um novo nome para assumir. 

O motivo para a saída adiantada não é explicitado na carta, que entre outras coisas, diz: "Comunico respeitosamente o meu desinteresse em ser efetivado como Ministro de Estado da Cultura, posto que venho exercendo interinamente, e por determinação legal do regimento interno, por ser o atual Secretário-Executivo do Ministério".

PERFIL

Antes de assumir o ministério interinamente, João Batista era secretário-executivo de Freire do ministério. O pernambucano deixou a a pasta de Cultura no último dia 18 de maio.

Filiado ao PPS, João Batista é escritor, roteirista e cineasta. Antes do ministério, foi nomeado secretário de Cultura do Estado de São Paulo em 2005 e, entre 2012 e 2016, exerceu a função de presidente da Fundação Memorial da América Latina (SP).

 

Últimas notícias