Memória

Iphan pode tombar imóvel onde Clarice Lispector morou no Recife

Presidente da Fundaj vai encaminhar ofício ao Instituto solicitando ação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/07/2017 às 15:32
Valéria Oliveira/JC
Presidente da Fundaj vai encaminhar ofício ao Instituto solicitando ação - FOTO: Valéria Oliveira/JC
Leitura:

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti, entregará, na próxima segunda-feira (10), um ofício solicitando ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tombamento do imóvel onde residiu a escritora Clarice Lispector, no Recife.

Segundo Luiz Otávio, o projeto de recuperação do imóvel já foi passado por Rilani Algranti, representante da Santa Casa de Misericórdia, responsável por cuidar do sobrado colonial onde viveu Clarice durante a infância. Clarice veio à capital pernambucana com a família, da Ucrânia, chegando na cidade em 1922.

“Eu sou leitor de Clarice e me entristece ver as condições de abandono do lugar onde ela morou. Fui inspirado pela ideia e tomei a iniciativa de colocá-la em prática. Ao tratar do assunto com Rilani, recebemos o projeto de recuperação e, logo em seguida, entregamos os documentos ao ministro da cultura”, comentou o presidente da Fundaj, em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa.

PROPOSTA

A ideia é que o local, que ocupa a esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, no bairro da Boa Vista, deve ser restaurado e transformado em espaço cultural, celebrando o legado da escritora. Lispector viveu no Recife até os oito anos e, em seus escritos, exaltou a relação com a cidade em várias ocasiões.

Últimas notícias