Tecnologia

Não consegue compartilhar posts no Facebook? Saiba o que aconteceu

Rede social alterou a privacidade de postagens marcadas 'somente para amigos'

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/04/2017 às 15:20
Foto: Google Images/Reprodução
Rede social alterou a privacidade de postagens marcadas 'somente para amigos' - FOTO: Foto: Google Images/Reprodução
Leitura:

Atualizado às 18h00

Nos últimos dois dias, vários usuários da rede social Facebook começaram a ficar preocupados com um certo "sumiço" do botão de "Compartilhar" de algumas postagens. Muitos comentaram, inclusive, que isso seria uma retaliação a posts de teor político, já que nesta sexta-feira (28), o Brasil atravessa uma paralisação de alcance nacional. A verdade é que há, sim, uma nova modificação recente no site criado por Mark Zuckerberg, mas ligada diretamente às opções de privacidade.

Muitos usuários repararam a mudança repentina. "Tá rolando um bloqueio geral no Facebook. Eu não estava conseguindo escrever. Amigos não conseguem compartilhar. Será mera coincidência? Logo hoje, dia de #GreveGeral no Brasil?", escreveu um perfil. Uma outra usuária também achou estranho: "Pq o FB está dificultando compartilhar? Véspera da Greve?", indagou. Já um terceiro usuário percebeu o que mudou de fato: "Agora, apenas postagens públicas podem ser compartilhadas pelo Facebook".

E ele está correto. A nova mudança do Facebook agora só permite o compartilhamento de postagens feitas em modo público. A partir do momento em que você alterar a privacidade para apenas amigos ou grupos fechados, o botão de "Compartilhar" não aparecerá como opção de interação. A mudança está sendo implementada gradualmente, mas pelo visto, muitos brasileiros já começaram a sentir o impacto.

TERMOS DE USO

Nos termos de uso do Facebook, especificamente sobre o botão compartilhar, há a seguinte ressalva: quando alguém clica em compartilhar na sua publicação, suas fotos, vídeos ou atualizações de status do Facebook não poderão ser vistos pelas pessoas que não estavam no público que você selecionou originalmente para compartilhamento. Apenas as pessoas que podem ver essas publicações quando você as compartilha pela primeira vez podem vê-las quando alguém clica em compartilhar. Use o seletor de público para ajustar com quem você compartilha suas publicações.

NOTA DO FACEBOOK

Poucas horas depois da publicação da matéria, o Facebook procurou o Jornal do Commercio para se pronunciar sobre o assunto. Confira a nota oficial divulgado pelo porta-voz da rede social:

"Nós respeitamos a privacidade das publicações das pessoas e estamos sempre procurando melhorar sua experiência no Facebook. Quando alguém faz uma publicação restrita a seus amigos, esses amigos não podem compartilhar esse conteúdo com outras pessoas. Por isso, lançamos uma experiência que deixa isso mais claro para todas as pessoas que estão usando o Facebook".

Últimas notícias