CONSEQUÊNCIAS

Sindicato de produtores de Hollywood inicia processo de expulsão de Weinstein

O magnata foi acusado por diversas mulheres de cometer abusos sexuais e estupros

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 17/10/2017 às 10:35
Foto: Reprodução
O magnata foi acusado por diversas mulheres de cometer abusos sexuais e estupros - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O sindicato de produtores cinematográficos dos Estados Unidos abriu nesta segunda-feira (16) um processo para expulsar Harvey Weinstein, alvo de inúmeras denúncias de assédio e abuso sexual, dias depois de ser retirado da Academia.

A diretoria do sindicato (PGA, em inglês) decidiu "por unanimidade iniciar o procedimento para acabar com a participação" do outrora magnata de Hollywood.

"O senhor Weinstein terá a oportunidade de responder (às acusações) antes que o sindicato tome uma decisão em 6 de novembro", indicou em comunicado. Consultado pela AFP, o PGA não disse quando será essa audiência.

O CASO

O produtor de 65 anos caiu em desgraça quando o jornal The New York Times publicou em 5 de outubro um explosivo artigo sobre o seu assédio contra atrizes e outras mulheres. Desde então foram feitas acusações públicas, que incluem cinco de estupro.

"O assédio sexual de qualquer tipo é completamente inaceitável. Esse é um problema sistêmico e generalizado que requer a imediata atenção da indústria", acrescentou a PGA, que criou uma comissão para investigar e propor soluções sobre a questão. A junta diretora do sindicato é composta por 20 mulheres e 18 homens. A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos expulsou Weinstein no sábado.

"Não só nos distanciamos de alguém que não merece o respeito de seus colegas como enviamos uma mensagem para que termine a era de ignorância deliberada e vergonhosa cumplicidade em nossa indústria", informou o anúncio.

A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e de Televisão (Bafta) o suspendeu na quarta-feira passada.

Muitos se perguntaram se a Academia tomará medidas similares contra Roman Polanski, acusado de estuprar uma menina de 13 anos 1977 - reconheceu a relação sexual com ela, dizendo que era consensual - e Bill Cosby, acusado por cerca de 50 mulheres de assédio, agressão sexual e estupro.

O ator de "O Poderoso Chefão II" Carmine Caridi havia sido até agora o único membro expulso: acusado de emprestar fitas de VHS de filmes dos candidatos ao Oscar a um vizinho que comerciante de filmes piratas.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou no domingo ter "iniciado os trâmites" para que fosse retirada a Legião de Honra, a maior condecoração francesa, oferecida ao produtor.

Últimas notícias