Maior Bloco da Terra

Galo da Madrugada celebra 40 anos com homenagem a Francisco José

Agremiação adiantou novidades sobre alegorias e bonecos gigantes nesta quarta-feira (24)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/01/2018 às 18:00
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Agremiação adiantou novidades sobre alegorias e bonecos gigantes nesta quarta-feira (24) - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Adiado em um dia em virtude do acidente com o Globocop no bairro do Pina nesta terça-feira (23), o Galo do Madrugada convocou a imprensa na manhã desta quarta-feira (24) no galpão da agremiação para falar das alegorias e bonecos gigantes que farão parte do 41º desfile do bloco, que comemora em 2018 quatro décadas de existência com o tema Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana.

Programado para o sábado de Zé Pereira, 10 de fevereiro, o bloco manterá o mesmo número de alegorias, seis no total, que farão alusão às principais manifestações culturais de Pernambuco, antigos carnavais e compositores. Além disso, entre os bonecos gigantes que vão abrilhantar a festa, estará em destaque um do jornalista da TV Globo Francisco José, homenageado especial da edição 2018, que estava presente na coletiva para ver sua réplica carnavalesca pela primeira vez.

“Francisco José foi uma das pessoas que ajudaram a difundir o Galo da Madrugada pelo Brasil e no mundo nesses 40 anos”, justificou Rômulo Meneses, presidente da agremiação, que completou a data redonda no dia de ontem.

O presidente também reforçou a importância dos carros alegóricos deste ano: “Tem que se olhar também a beleza que representa os carros alegóricos, porque eles sempre contam uma história do tema do desfile. E este ano, nós trouxemos uma síntese nos carros temáticos representando os carnavais antigos (Carnavais do Passado), o Recife de todos os carnavais e dos interiores (Pernambuco de todos os Carnavais), dos compositores que conviveram durante essas quatro décadas do Galo da Madrugada (Grandes Compositores), e por fim, um carro alegórico (Galo no Brasil e no Mundo) que mostra a dimensão que o Galo tomou hoje no Brasil e mundialmente”, explicou.

Emocionado, o homenageado Francisco José aproveitou para mencionar o que sentia naquele momento de festa um dia após a tragédia que envolveu o helicóptero que estava a serviço da emissora e levou a vida de dois profissionais. “Com a queda do Globocop, eu sinto hoje um misto de tristeza, comoção e alegria por estar aqui nessa homenagem que eu considero da maior importância da minha vida. É muito melhor ser homenageado ainda em vida. (...) Então é uma honra muito grande estar aqui, representando vocês da imprensa pernambucana nessa homenagem feita pelo Galo”, afirmou.

Ainda sobre os bonecos gigantes, que reunirá todos os personagens homenageados da história do bloco, Rômulo Meneses contou que haverá uma troca de gentilezas entre o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite: “O Homem da Meia-Noite também vai participar. Ele fez uma homenagem ao Galo no tema deste ano (Gigante) junto com André Rio e o Maestro Carlos. Então o Calunga vai desfilar com a gente no sábado, dia 10, e o Galo vai retribuir essa participação com nosso estandarte na saída do Homem da Meia-Noite, no mesmo dia, em Olinda”.

ADMIRAÇÃO

Francisco José contou como é a sua relação com o Galo da Madrugada nestes 40 anos: "Eu sempre fiquei acompanhando a multidão, procurando personagens no meio do Galo desde o primeiro desfile. E eu nunca pensei um dia em me tornar boneco gigante. Ser criatura do criador Silvio Botelho, que é uma pessoa extraordinária, um artista nato, e eu vi ele construir os primeiros bonecos. Hoje, 40 anos depois, eu sou um dos bonecos. Então é uma honra muito grande eu representar todos vocês da imprensa, porque essa homenagem do Galo eu creio que não é só para mim. É para todos nós que fazemos a cobertura, e que tornamos esse Galo, pela beleza que ele representa, no maior bloco de carnaval do planeta".

O jornalista também revelou que este ano, como homenageado, não cobrirá a festa em 2018. "Este é o primeiro ano que não vou cobrir o Galo. A minha mulher (a também jornalista da TV Globo, Beatriz Castro) disse que não poderia fazer. Mas parece que fizeram o sorteio lá e vai ser a Mônica Silveira que fará a matéria que eu faço todo ano para o Jornal Nacional", afirmou.

Últimas notícias