Crédito

Consumidor só deve sentir em maio as novas regras do rotativo

Juros dessa modalidade de crédito podem chegar a quase 500% por ano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/03/2017 às 9:44
Foto: Pixabay/Divulgação
Juros dessa modalidade de crédito podem chegar a quase 500% por ano - FOTO: Foto: Pixabay/Divulgação
Leitura:

As taxas de juros do rotativo do cartão de crédito devem convergir para aquelas cobradas no parcelamento de fatura com as mudanças nas regras de uso do cartão. “No entanto, o consumidor só deve sentir a mudança a partir de maio”, afirma Rubens Fogli, membro da Abecs (associação da indústria de cartões) e coordenador das mudanças no rotativo dentro da associação. 

No fim de janeiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou regras que impedem bancos de deixar o cliente no rotativo por mais de um mês, com o objetivo de impedir que as dívidas virem uma bola de neve. Hoje, os juros do rotativo beiram os 500% ao ano. 

Caso o cliente não consiga quitar a fatura integralmente, precisará ser direcionado a uma linha de parcelamento de fatura. Hoje, esse tipo de crédito tem taxas perto de 200% ano ano. 

Nas últimas semanas, os grandes bancos anunciaram como será essa transição dos clientes e também redução no custo do crédito, indicando essa convergência de taxas. A expectativa é que isso possa afetar as receitas dos bancos. 

Fernando Chacon, presidente da Rede e novo presidente da Abecs, avalia que só o fluxo vai responder se os bancos conseguirão manter margens mesmo com a cobrança de juros menores no cartão. 

Os bancos esperam que a queda da inadimplência ajude a manter a rentabilidade do produto. 

Só o fluxo vai dizer se será possível compensar a possível receita do rotativo com a possível receita do parcelado e o aumento da adimplência, afirmou. 

A Abecs começou a divulgar um monitor de taxas de juros, com as mesmas informações enviadas ao Banco Central. Será divulgada a taxa média dos grandes bancos, segundo a associação (veja arte) sempre que houver mudanças.

Fogli disse ainda que as taxas de juros ainda registraram alta nos últimos meses, mesmo com a queda da inadimplência, por uma seleção adversa. “Clientes que continuaram usando o rotativo são de pior perfil”, diz. 

Mesmo antes das novas regras dos cartões, os grandes bancos vinham incentivando clientes a contratar o parcelamento de fatura, com taxas menores e de menor risco de inadimplência. 

AUTOMÁTICO

Chacon prevê que os bancos ainda precisarão fazer ajustes no formato do rotativo e na comunicação com os clientes após o início do parcelamento automático. 

“O foco foi implantar em 3 de abril. A adaptação acontece em um segundo momento”, disse. 

As transações com cartões devem crescer 6,5% em 2017, para R$ 1,2 trilhão, segundo estimativa da Abecs.

O avanço deve ser maior nas operações de débito, 9%, enquanto as operações a crédito devem crescer 4,9%. 

Em 2016, o crescimento percentual foi semelhante ao projetado. No entanto, a inflação de 6,3% do ano passado indica que o mercado de cartões terminou o ano estável, em termos reais.

Últimas notícias