INOVAÇÃO

Uber e Embraer anunciam parceria para criar 'carros aéreos'

Com os táxis aéreos, um percurso que seria feito em duas horas, levaria apenas 18 minutos para ser feito

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 26/04/2017 às 9:47
Foto: Reprodução
Com os táxis aéreos, um percurso que seria feito em duas horas, levaria apenas 18 minutos para ser feito - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, anunciou um acordo com a Uber para o desenvolvimento e implantação de uma nova modalidade de serviços, os táxis aéreos.

Conhecidos como VTOLs, esse tipo de veículo se diferenciam dos helicópteros por não emitirem poluentes e serem mais silenciosos.
De acordo com o projeto da Uber, uma viagem entre as cidades de São Paulo e Campinas, por exemplo, que normalmente levaria duas horas de carro, seria feita em dezoito minutos com os 'carros aéreos'.

O modelo, com decolagem e aterrisagem vertical, deve iniciar operação em caráter experimental em 2020, inicialmente
em Dubai e no Texas. O contrato entre as duas empresas foi anunciado nessa terça-feira (25), mas o valor do contrato é mantido sob sigilo.

Para viabilizar o veículo, a empresa brasileira vai começar a produzir, ainda este ano, protótipos dos VTOLs que devem funcionar como uma alternativa de transporte nos grandes centros. A Embraer também divulgou que a implementação dos 'carros aéreos' contará com um sistema composto por plataformas de embarque e desembaque, criação de rotas, desenvolvimento de softwares e controle de tráfego aéreo.

Características

Especificações como o número de motores, tamanho da cabine, velocidade e distância alcançadas pelo veículo ainda estão sendo dicutidas entre a Uber e a Embraer. Os VTOLs terão motores elétricos, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes
e reduzir ruídos.

"No exercício dessa parceria, vamos desenvolver novas tecnologias, novos produtos e novos modelos de negócios que podem gerar oportunidades para a Embraer no futuro", afirmou o presidente-executivo da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva.

 

Últimas notícias