CARGAS

Porto de Suape registrou 12% de crescimento na movimentação de cargas

Foi a melhor performance entre os portos públicos do País

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 15/05/2017 às 15:04
Foto: Rafael Medeiros/Acervo JC Imagem
Foi a melhor performance entre os portos públicos do País - FOTO: Foto: Rafael Medeiros/Acervo JC Imagem
Leitura:

O Porto de Suape registrou o maior índice de crescimento entre os cinco maiores portos públicos brasileiros no 1º trimestre de 2017, segundo dados levantados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No período, a movimentação geral de cargas cresceu 12%, registrando 5,3 milhões de toneladas, contra 4,8 milhões nos três primeiros meses de 2016. O Portos de Santos (SP), principal do país, registrou queda de 3,5% no período. O mesmo aconteceu com os portos de Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ) que registraram queda de -3,6% e -7,6%, respectivamente. Além de Suape, apenas o Porto de Rio Grande (RS) obteve crescimento nos três primeiros meses do ano (11%). O Complexo já havia registrado a maior variação percentual no ano de 2016, quando computou um incremento de 15% em relação ao ano anterior.

Suape já é o principal porto do Norte/Nordeste brasileiro e caminha para alcançar a 4ª posição na lista de instalações que mais movimentam cargas no país em 2017. A evolução é reflexo, principalmente, do crescimento das exportações, da movimentação de granéis líquidos, contêineres, veículos e aos bons números na navegação por cabotagem. O incremento é três vezes maior que a média de crescimento geral dos portos públicos e privados brasileiros juntos. No mesmo período, a movimentação geral de cargas cresceu 4%.

Um dos fatores que impulsionaram esse incremento foi a navegação de longo curso. O atracadouro pernambucano registrou uma taxa de crescimento de 64% nas exportações entre os maiores portos públicos no período, totalizando 394,5 mil toneladas. Entre as principais cargas, os granéis líquidos, que concentram os combustíveis, produtos químicos e derivados de petróleo (224,9 mil toneladas). Também tiveram destaque a movimentação de contêineres (120,9 mil toneladas), de açúcar (26,3 mil toneladas), de veículos (13,8 mil toneladas), além de ferro e aço (8,3 mil toneladas).

CONTÊINERES

Com relação à movimentação de contêineres, Suape alcançou o maior índice de crescimento do País na movimentação de contêineres, fechando o 1º trimestre com incremento de 29% para TEUs (107,9 mil) e de 26% para a tonelagem (1,30 milhão de toneladas). Na comparação com o mesmo período de 2016, o Porto de Santos, registrou crescimento de 3,8%; seguido por Rio Grande 0,70%. Já o Porto de Paranaguá registrou queda de 9,7%.

Últimas notícias