Empreendedorismo

Taxistas criam aplicativos para gerenciar corridas e oferecem descontos para os clientes

Pensando coletivamente, motoristas encontraram maneira de fidelizar clientes e reduzir prejuízos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/07/2017 às 17:14
Foto: JC Imagem
Pensando coletivamente, motoristas encontraram maneira de fidelizar clientes e reduzir prejuízos - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Quem trabalha com o público sabe o quanto é difícil fidelizar uma clientela. Quando falamos de um cenário como o de transporte de passageiros, onde taxistas e motoristas de carros particulares ligados a aplicativos praticamente se digladiam por clientes, a situação é ainda mais delicada. Pensando em diminuir os prejuízos amargados nessa peleja, taxistas pernambucanos vêm se adaptando à nova realidade do mercado criando plataformas para conquistar e estreitar sua relação com os consumidores de seus serviços.

Com experiência de 20 anos de praça, o taxista Carlos Alberto dos Santos não demorou a perceber, há cerca de dois anos, que a realidade na qual estava habituado a trabalhar estava mudando radicalmente. Antes mesmo do estouro da Uber, o motorista que criou um aplicativo de transporte diz que já vinha sentindo que seus clientes tinham necessidade de um atendimento diferenciado, que lhes desse mais benefícios. “Quando notei essa carência fiz um grupo no Whatsapp e adicionei os meus clientes, sempre oferecendo descontos pelas corridas. Lembro que nesta época, quando ainda nem havia Uber, fui muito criticado por colegas que não admitiam que eu cobrasse um valor menor pelas viagens”, comentou.

Com o crescimento do grupo, inclusive com a inclusão de outros motoristas, há cerca de dois meses Carlos decidiu criar uma plataforma de distribuição das corridas, o UTM-PE (União de Táxi Metropolitano de Pernambuco), através de uma empresa especializada na confecção destes aplicativos. Até o momento, a ferramenta já tem cerca de 100 taxistas cadastrados e 200 clientes ativos, fora aqueles que ainda não trocaram o Whatsapp pela ferramenta digital.

“Posso garantir que a qualidade do nosso atendimento é superior ao Uber. Oferecemos 20% de desconto em todas as corridas, não trabalhamos com a tarifa dinâmica e estamos até sorteando uma viagem para o Litoral Norte do Estado”, explicou Santos. O taxista disse ainda que as vantagens se estendem aos motoristas cadastrados. “Um taxista que está vinculado a alguma operadora de táxi desembolsa mensalmente valores que ficam em torno dos R$ 400. O mesmo ocorre com aqueles cadastrados em aplicativos maiores, como o 99Taxis, que cobra taxas altíssimas. Com o nosso aplicativo, ele vai pagar apenas R$ 30”.

COMO BAIXAR

Os taxistas interessados em fazer parte da UTM-PE podem se cadastrar baixando o aplicativo na APP store do seu celular e enviando seus dados para análise. Caso a solicitação seja aprovada, o motorista será liberado para receber corridas. A ferramenta está disponível para Android e IOS.

UNITÁXI

Outro aplicativo, o Unitáxi, estará em breve disponível para download para os recifenses. De acordo com Flávio Fortunato, presidente da Cooperativa Novo Táxi, o grupo aguarda apenas a autorização da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para começar a funcionar. “Já estamos com tudo pronto. Encaminharemos segunda-feira a documentação para a CTTU e creio que até o fim do mês poderemos começar a trabalhar com o aplicativo. Até o momento, 500 taxistas se habilitaram para integrar a iniciativa”, explicou, lembrando que o grupo também vai disponibilizar uma tabela de descontos para os seus clientes.

Últimas notícias