PREVIDÊNCIA

PF deflagra segunda fase da Operação Abismo

Nesta segunda fase, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão para recolhimento de provas e um de prisão preventiva a um empresário de Goiás

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/10/2018 às 8:40
Foto: Léo Motta/JC Imagem
Nesta segunda fase, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão para recolhimento de provas e um de prisão preventiva a um empresário de Goiás - FOTO: Foto: Léo Motta/JC Imagem
Leitura:

A Polícia Federal desencadeou a segunda fase da ‘Operação Abismo’ na manhã desta quarta-feira (31), com o objetivo de colher provas dos crimes investigados relacionados as fraudes no Instituto de Previdências dos Servidores no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Na ação, estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo nove em Pernambuco e um em Goiás.

Além disso, um mandado de prisão preventiva contra um empresário em Goiás também está sendo cumprido. Durante a operação, serão recolhidos documentos, veículos, mídias de computador, dinheiro e todo o material que visa subsidiar as investigações em andamento.

A segunda fase da ‘Abismo’ está ocorrendo nas localidades do Cabo de Santo Agostinho, no Distrito Industrial de Suape, Porto de Galinhas, Reserva do Paiva, Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes, todos no Grande Recife.

No total, estão sendo empregados mais de 80 policiais federais dentro desta segunda fase da operação.

A operação

A Polícia Federal desencadeou a primeira fase da ‘Abismo’ na manhã do último dia 19 deste mês, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes no Instituto de Previdência dos Servidores nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, Salgueiro e Vitória. 

De acordo com as informações, as investigações da Operação Abismo, que ainda estão sob sigilo, foram iniciadas no mês de março deste ano após a descoberta da transferência de R$ 90 milhões do Instituto para fundos de investimento sem lastro e com grande probabilidade de inadimplência futura. Essa transferência colocou em risco o pagamento da aposentadoria dos servidores. 

O número de presos chegou a 23 dentro da ‘Abismo’. Entre eles, o prefeito o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, foi dos alvos da ação contra fraudes no instituto previdenciário preso também no último dia 19.

Estados

A Operação também está foi realizada nos estados de São Paulo, com 16 mandados, Rio de Janeiro, 17 mandados, Santa Catarina, 3 mandados, Goiás, dois mandados, Distrito Federal e Paraíba, cada um com apenas um mandado.

Últimas notícias