Rússia 2018

Colômbia atropela Polônia, vence por 3x0, e segue viva na Copa

Equipes precisavam desesperadamente da vitória para não dar adeus ao Mundial da Rússia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/06/2018 às 16:52
Fifa/Divulgação
Equipes precisavam desesperadamente da vitória para não dar adeus ao Mundial da Rússia - FOTO: Fifa/Divulgação
Leitura:

A Colômbia não quis saber de vacilo e atropelou, neste domingo (24), a Polônia, em jogo de desesperados pelo Grupo H, em Kazan. Depois de estrear perdendo para o Japão por 2x1, a equipe do técnico José Pékerman precisava da vitória na segunda rodada para não dar adeus ao Mundial. E realizou o objetivo em grande estilo. Com gols de Mina, Falcao Garcia e Cuadrado, venceu a Polska por 3x0 e mandou os europeus para casa. Como também estreou com derrota, por 2x1, para o Senegal apenas o triunfo interessava a Lewandowski e cia.

A vitória deixou a Colômbia na terceira posição da chave, com três pontos, atrás de Japão e Senegal, com 4, cada. Para avançar no Mundial, a equipe de José Pékerman precisa vencer o Senegal, no próximo dia 28, em Samara. Ou empatar e torcer para a Polônia vencer o Japão no mesmo dia, em Volgogrado.

O JOGO

Com as duas seleções precisando desesperadamente da vitória, a Polônia começou dando a impressão de que dominaria o duelo. Até os 12 minutos iniciais, comandava as ações, com jogadas sendo armadas para que Lewandowski pudesse finalizar. O astro da equipe polonesa, porém, não obteve êxito em razão da forte marcação colombiana. O zagueiro Mina se encarregou de anular boa parte das tentativas do atacante.

A partir do 15 minutos, a Colômbia conseguiu reverter a situação. Manteve a posse de bola, freando o ímpeto polonês. Conseguir criar jogadas que penetrassem na defesa da equipe europeia, no entanto, seguia sendo uma dificuldade. Sem que os times demonstrassem muita inspiração, a partida esfriou e só voltou a ter um bom momento aos 36 minutos. Cuadrado, que vinha tentando comandar as ações pelo lado direito da Colômbia, fez fila, penetrou a área, mas finalizou em cima do goleiro Szczesny.

Três minutos depois, a Polônia não teve a mesma sorte. Cuadrado foi para o escanteio, mas preferiu tocar para James Rodríguez. O meia cruzou na medida para o zagueiro Mina testar forte para o fundo das redes. Colômbia 1x0.

No segundo tempo, a Colômbia permaneceu melhor. Aos seis, a equipe de José Pékerman quase faz o segundo. Quadrado deu bela arrancada pelo lado direito, entrou na área e deu voltando para Falcao Garcia, que pegou mal e isolou. Outra boa jogada aconteceu aos 10. Após a defesa colombiana roubar a bola, James Rodríguéz puxou contra-ataque em velocidade, tocou para Quintero, que finaliza em cima do defensor polonês.

As ações da Polônia seguiram buscando Lewandowski. Aos 13, após receber dentro da área, o atacante matou a bola com categoria e fuzilou no abdômen de Ospina, que saiu do gol para fazer bela defesa. Os poloneses tentavam se impor em campo, acirrando a marcação e investindo nas arrancadas em contra-ataques. Mas a Colômbia novamente foi mais eficiente. Após ser “servido” por Quintero, Falcao Garcia ficou cara a cara com Szczesny e não perdoou. Bateu de trivela e ampliou a vantagem para o time sul-americano: 2x0. Foi o 30º gol do atacante pela seleção colombiana. E o primeiro em Copas do Mundo.

Na sequência, foi a vez de Cuadrado, o grande nome da Colômbia na partida, marcar o dele. Em contra-ataque veloz, James Rodríguez tocou para o meia-atacante, que só teve o trabalho de escolher o lado e para deixar a sua marca na partida. A Polônia quase diminuiu aos 35. Com a bola viva dentro da área colombiana, Zielinski conseguiu espaço para finalizar, mas Ospina voltou a fazer grande defesa.

O jogo seguiu dramático para a Polônia também na reta final. Já perto da marca dos 40 minutos, Uribe ficou com a sobra dentro da área polonesa e arriscou de calcanhar, tirando do goleiro. Mas Bednarek salvou a Polska em cima da linha. O último ato da Polônia se deu com um belo chute de Lewandowski de fora da área, mas a bola explodiu no travessão.

 

Últimas notícias