Copa

Final entre França e Croácia agita torcida dos dois lados

Duas seleções decidem o Mundial da Rússia neste domingo

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 15/07/2018 às 9:05
AFP
Duas seleções decidem o Mundial da Rússia neste domingo - FOTO: AFP
Leitura:

Moscou, capital da Rússia, será palco da final do principal torneio de futebol do mundo. A decisão da Copa do Mundo de 2018, entre França x Croácia, é inédita e está mexendo com torcedores do mundo inteiro. Na Croácia, os torcedores estão animados com a melhor campanha feita pela seleção em Copas, superando a semifinal de 1998, quando perdeu justamente para França. Alisson Irineu, brasileiro e engenheiro elétrico, morou na Croácia durante quatro meses no período da Copa do Mundo de 2014. De acordo com ele, os croatas são apaixonados por futebol e estão muito felizes pela boa campanha da seleção.

“Pude notar que o país é louco por futebol, vi a abertura da última copa na Croácia, o jogo foi 3x1 para o Brasil, mas eles estavam muito animados. Quando souberam que eu era brasileiro me trataram muito bem e fizeram uma grande festa”, disse Alisson, que ainda afirmou estar torcendo para a Croácia na final, embora acredite que será uma partida difícil.

No Brasil, o Paris Saint-Germain, atualmente o principal time da França, está promovendo redes de academias de futebol oficial do clube e expandindo torcedores e simpatizantes por todo o país. A Paris Saint-Germain Academy, tem a primeira unidade pernambucana localizada nas dependências do Recife Tênis Clube, na zona sul da capital.

O coordenador técnico Fabiano Souza é o responsável pela unidade no Recife e falou sobre a importância de manter a filosofia do time francês nas escolinhas espalhadas pelo Brasil. “O objetivo do projeto é a disseminação da metodologia do PSG. Hoje a gente tem, dentro de uma perspectiva globalizada, a identificação por clubes de fora do país, construída muitas vezes pela presença de jogadores brasileiros. Então fazendo parte de um projeto como esse, acaba havendo uma aproximação e obviamente a gente se sente envolvido’’, afirmou.

De acordo com Fabiano, o clima das crianças é de muita animação em relação a final do Mundial. “As crianças estão muito entusiasmadas e se interessam bastante nos jogos. Durante o jogo da semifinal, os meninos estavam treinando e todos perguntavam como que estava a partida, eles acabaram festejando porque se sentiram representados de alguma forma’’, comentou.

Se depender de Fabiano, a França conquistará a segunda taça do Mundial neste domingo.

Últimas notícias