Os médicos responsáveis pela reabilitação do lateral-esquerdo Alan Ruschel e do jornalista Rafael Henzel, dois dos sobreviventes do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, divulgaram, na manhã desta quarta-feira (14), um boletim sobre as condições clínicas do jogador e do radialista. Tanto a infectologista Carolina Ponzi, quanto a nefrologista Juliana Foresti se mostraram impressionadas com as condições físicas e emocionais de ambos.
"Ambos estão muito bem, considerando a gravidade do acidente e a quantidade de lesões. É surpreendente a condição clínica em que estão, fora a questão psicológica, também muito boa. Eles não se queixam de dor, nem de desconforto. A chegada em Chapecó e a presença da família aliviou bastante a situação deles", disse Carolina em entrevista coletiva na manhã desta quarta.
Alan e Rafael estão internado no Hospital da Unimed Chapecó. O jogador está tratando uma infecção urinária e fazendo o controle das cirurgias realizadas na coluna, quando ainda estava na Colômbia. Com a queda do avião, o jogador sofreu fratura-luxação da 12ª vértebra torácica e 1ª vértebra lombar. Fraturas menores também ocorreram nas demais vértebras lombares.
Leia Também
- Alan Ruschel, Henzel e Follmann evoluem e podem até voltar ao Brasil nesta segunda
- Veja vídeo de Alan Ruschel caminhando pela 1ª vez após tragédia aérea
- Alan Ruschel melhora e deixa a UTI de hospital na Colômbia
- Alan Ruschel já consegue sentar e fazer exercícios
- Alan Ruschel conta que sobreviveu porque foi chamado para sentar na frente do avião
Ele passou por cirurgias para corrigir as lesões e não apresentou quadro de tetraplegia dos membros inferiores, fazendo movimentos satisfatórios desde a primeira intervenção. O jogador também apresentava hematomas no peritônio e na região perirenal. Após tratamento, porém, acabou desenvolvendo uma infecção urinária como complicação.
Alan está sendo tratado com antibióticos e vai passar, nesta quarta-feira (14), por uma ultrassonografia do aparelho urinário e uma radiografia do tórax para controle das cirurgias na coluna. “O plano terapêutico no momento é o término da antibioticoterapia endovenosa, avaliação da urologia e acompanhamento multiprofissional”, escreveram as médicas no boletim divulgado nesta manhã.
O boletim médico diz que o jornalista apresenta traumatismo de tórax com contusão pulmonar, lesão complicada por uma pneumonia. Fora escoriações pelo corpo, ele tem fraturas no tornozelo direito e punho esquerdo e luxação nos dedos do pé direito. Esses membros serão analisados nesta quarta-feira (14) em tomografias e radiografias. Apesar dos problemas, Henzel se alimentou de forma adequada e apresentou estar equilibrado psicologicamente.
PRIMEIRA NOITE
Alan Ruschel e Rafael Henzel chegaram a Chapecó na noite da última terça-feira (13), após nove horas de voo entre Medellín e a cidade catarinense. De acordo com os médicos, eles relataram ter dormido bem pela primeira vez desde a tragédia. Ambos pediram para ter o horário do banho desta manhã atrasado para poderem assistir ao jogo entre Kashima Antlers e Atlético Nacional, pelas semifinais do Mundial de Clubes. A equipe colombiana acabou derrotada por 3x0.
Boletim médico de Alan Ruschel. #gechape pic.twitter.com/Z1A5Qzrf3q
— Alexandre Lozetti (@Ale_Lozetti) 14 de dezembro de 2016