Pesquisa

Recifenses defendem proibição das organizadas nos estádios

Pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau apontou que 72% dos entrevistados querem que as organizadas deixem de ir aos estádios de Pernambuco

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 31/01/2018 às 7:38
Diego Nigro/JC Imagem
Pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau apontou que 72% dos entrevistados querem que as organizadas deixem de ir aos estádios de Pernambuco - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A presença de torcidas organizadas nos estádios de futebol tem gerado debates na sociedade civil, com algumas medidas do Ministério Público e dos clubes tentando coibir que os grupos frequentem as partidas disputadas no país. E a população recifense parece concordar com a ação. De acordo com uma pesquisa realizada com moradores da cidade pelo Instituto Maurício de Nassau, publicada em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, apontou que 72% dos entrevistados defendem a proibição das organizadas nas praças esportivas.

A pesquisa aponta também a violência como fator para que a população defenda a medida. 43,6% dos entrevistados apontaram que a imagem que eles possuem das torcidas organizadas é a violência. Outros 29,7% afirmaram ter uma imagem ruim/péssima das organizadas. Em contraponto, 4,6% dos entrevistados afirmaram que as torcidas organizadas possuem uma imagem de “apoio incondicional ao time”, com 3,5% declarando que elas são “animadas”.

Corrupção também é marca negativa

Outro destaque negativo trazido pela pesquisa foi a desconfiança do torcedor com o futebol. 73% dos entrevistados afirmaram que existe corrupção no esporte, incluindo a manipulação de resultados. 9% declararam não ter essa visão com o futebol, enquanto que 19% não souberam responder a questão.

A pesquisa ouviu, ao todo, 624 pessoas nos dias 22 e 23 de janeiro, todos residentes na cidade do Recife, e possui um nível estimado de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais.

 

Últimas notícias