atletismo

Associação Petrolinense de Atletismo fatura 2º lugar na Maratona de SP

Edson Amaro é de Juazeiro-BA e treina todos os dias em Petrolina. No domingo, ele foi o melhor brasileiro na Maratona de São Paulo

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 11/04/2017 às 15:38
Divulgação
Edson Amaro é de Juazeiro-BA e treina todos os dias em Petrolina. No domingo, ele foi o melhor brasileiro na Maratona de São Paulo - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquistou um de seus resultados mais expressivos nas provas de longas distâncias. Isso porque, no último domingo, Edson Amaro faturou o segundo lugar na Maratona Internacional de São Paulo, ficando atrás apenas do vencedor queniano Paul Kimuntai. Melhor brasileiro na disputa, Edson cravou o tempo de 2h21m40s nos 42km, comemorou bastante o feito e revelou que há muitos meses sonhava com um resultado de proporção nacional.

“Desde o ano passado eu treino para essa prova. No total, são seis anos dedicados às maratonas. Já consegui melhores tempos, mas precisava de uma marca expressiva em uma prova nacional”, comentou o atleta, que acumula mais de 10 provas de 42km ao redor do mundo. Antes do segundo lugar em São Paulo, ele já havia faturado o bicampeonato da Maratona Maurício de Nassau, em 2012 e 2013, e o terceiro melhor tempo na Maratona do Rio de Janeiro, em 2015.

RESULTADO SURPREEDE

Embora reúna experiência de sobra nas longas distâncias, o pódio de Edson surpreendeu o público. Afinal, ele não é um dos maratonistas mais populares do País e, nos últimos anos, a desconfiança rondou sua carreira. Em 2015, ele viu seu principal patrocinador romper a parceria. “Mandei um recado para os dirigentes que não acreditaram em mim. Por isso, fiz o sinal de silêncio quando cruzei a linha de chegada. Estou feliz porque provei minha capacidade em uma prova e não com palavras”, observou.

Edson é natural de Juazeiro, na Bahia, e treina há 17 anos na APA, ao lado do técnico Marciano Barros. Todos os dias, ele cruza o rio São Francisco para fazer o que mais ama: atletismo. Sua primeira maratona aconteceu em 2011. De lá para cá, são mais de 11 maratonas no currículo. Ele também é dono do recorde da distância em Pernambuco, com o tempo de 2h16min. Agora, seu sonho é participar de uma maratona no Japão, ainda em 2017. A missão já está traçada, falta apenas seus investidores apontarem qual será a prova que o nordestino buscará mais uma conquista para Petrolina.

Últimas notícias