Brasil

Seleção brasileira convocada para Liga Mundial de Vôlei

Na estreia do técnico Renan Dal Zotto, equipe vai buscar 10º título na competição

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 08/05/2017 às 14:59
CBV/Divulgação
Na estreia do técnico Renan Dal Zotto, equipe vai buscar 10º título na competição - FOTO: CBV/Divulgação
Leitura:

Se enganou quem achava que a mudança de comando técnico da seleção brasileira masculina de vôlei seria acompanhada pela renovação dos atletas neste novo ciclo olímpico. Em sua primeira convocação no cargo, Renan Dal Zotto manteve a base de seu antecessor, o técnico multicampeão Bernardo Rezende. Tanto que 10 dos 12 jogadores que conquistaram o tricampeonato olímpico na Rio-2016 estão na lista divulgada nesta segunda-feira (8) pelo novo treinador. Ao todo, 18 atletas foram chamados para defender o Brasil na primeira fase da Liga Mundial de Vôlei. O País estreia no dia 2 de junho, contra contra a Polônia, em Pesaro, na Itália.

 

O grande objetivo da seleção brasileira nesse primeiro compromisso em 2017 é conquistar o décimo título na Liga Mundial de Vôlei. Há seis anos, o Brasil busca, sem êxito, o decacampeonato. Ainda assim, o País é o maior detentor de títulos do evento, com uma conquista a mais que a Itália, que tem oito troféus.

Do grupo comandado por Bernardinho na última Olimpíada, apenas o líbero Serginho e o levantador William não constam na lista de Dal Zotto. O primeiro anunciou aposentadoria da seleção logo após a obtenção do ouro nos Jogos do Rio-2016. Já William teve uma conversa prévia com o novo técnico do Brasil e pediu para ficar de fora dessa primeira fase da Liga Mundial, pois já tinha compromissos familiares firmados após o término da Superliga. No último domingo (7), o atleta foi campeão do torneio nacional pelo Sada/Cruzeiro-MG. 

"Tive uma conversa com o William em Canoas e falei que contava com ele. O William me explicou desse compromisso familiar após a Superliga, o que é justo. Ele agradeceu nossa conversa e eu disse que contava com ele a princípio até o Mundial. Ele na hora respondeu que iria até os Jogos Olímpicos. Que bom que ele está com essa cabeça. Ele é um jogador diferenciado", explicou Renan.

LIGA MUNDIAL

A seleção brasileira fará sua estreia na Liga Mundial, ainda pela fase classificatória, no dia 2 de junho, contra a Polônia, em Pesaro, na Itália. Nesse mesmo local, a equipe verde e amarela ainda enfrenta o Irã e os donos da casa. A segunda fase será em Varna, na Bulgária, contra Canadá, Polônia e Bulgária. Encerrando a etapa classificatória, a seleção brasileira irá a Córdoba, na Argentina, jogar contra os búlgaros, argentinos e sérvios.

Os jogos da Fase Final acontecerão de 4 a 8 de julho, em uma quadra montada no meio de um estádio de futebol, em Curitiba. Estarão na disputa pelo título as cinco melhores equipes da fase classificatória, além da seleção brasileira, já classificada antecipadamente por ser o país-sede.

Confira quem são os atletas convocados:

Levantadores

Bruninho (Sesi-SP)
Raphael (Funvic Taubaté)
Murilo Radke (Montes Claros)

Opostos

Wallace (Funvic Taubaté)
Evandro (Sada Cruzeiro)
Renan Buiatti (JF Vôlei)

Centrais

Lucão (Sesi-SP)
Éder (Funvic Taubaté)
Maurício Souza (Brasil Kirin)
Otávio (Funvic Taubaté)

Ponteiros

Lucarelli (Funvic Taubaté)
Lipe (Halkbank/Turquia)
Maurício Borges (Arkas Izmir/Turquia)
Lucas Lóh (Funvic Taubaté)
Douglas Souza(Sesi-SP)
Rodriguinho (Sada Cruzeiro)

Líberos

Tiago Brendle (Brasil Kirin)
Thales (Lebes Gedore Canoas)

Últimas notícias