REFENO

Cabanga dá detalhes da Refeno/2017

Largada da Refeno será dada no próximo dia 30, às 11h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/09/2017 às 17:57
Matheus Cunha/JC
Largada da Refeno será dada no próximo dia 30, às 11h - FOTO: Matheus Cunha/JC
Leitura:

A Regata Recife/Fernando de Noronha já começou. Nesta quarta-feira, no Cabanga Iate Clube, em coletiva de imprensa, foram divulgados os detalhes para a Refeno deste ano. Porém, o evento não trouxe grandes novidades em relação à disputa do ano passado. Participaram da coletiva representantes do próprio Cabanga, além da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos do Recife.

Quarenta e cinco barcos já foram inscritos e outros 15 estão pré-inscritos. O número de inscrições é o menor dos últimos 21 anos, quando 40 embarcações competiram na edição de 1996. Mas a queda nesse montante não é algo que incomoda o Cabanga. Aliás, o clube até aprova a queda deste número, tendo em vista que o arquipélago fica sobrecarregado por conta do alto número de forasteiros, resultando em problemas estruturais e de logística.

“A quantidade de barcos não é algo que perseguimos. Uma quantidade superior de pessoas pode trazer problemas para Fernando de Noronha. Não são apenas as pessoas que vão nos barcos, há também os que vão de avião, além do próprio fluxo de turistas, que permanece o mesmo. Então dá aproximadamente 700 pessoas a mais na Ilha”, explicou o comodoro do Cabanga Iate Clube, Jaime Monteiro. Em seguida, ele ressaltou que Fernando de Noronha se trata de um bioma da natureza e que precisa ser preservado. “Temos a preocupação de não agredir o bioma, por isso tentamos fazer uma regata controlável no número de participantes. Já tivemos 120 barcos e isso não é o ideal. O número não é o que buscamos”, completou.

SEM NAVIO DA MARINHA

Uma das poucas mudanças neste ano será a ausência do navio da Marinha acompanhando os competidores. Segundo o próprio órgão, a embarcação não se faz necessária na competição devido a segurança que os barcos apresentam - todos irão passar por vistoria até o dia da prova. Equipamentos como rádio comunicador, GPS e balsa são obrigatórios.

Quem não for participar da Refeno, mas que quiser acompanhar a disputa, poderá fazer isso pelo site do Cabanga, que irá transmitir a localização real de todos os barcos durante o percurso.

A regata Recife/Fernando de Noronha terá a sua largada no Marco Zero do Recife, às 11h. A largada será dividida em três grupos com 15 barcos cada.

Últimas notícias