olímpicos

A dupla trajetória de Yane Marques

Pentatleta Yane Marques completa um ano como secretária executiva do Recife com projetos realizados e planos para o futuro

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 19/12/2017 às 9:31
Inaldo Menezes/Arquivo PCR
Pentatleta Yane Marques completa um ano como secretária executiva do Recife com projetos realizados e planos para o futuro - FOTO: Inaldo Menezes/Arquivo PCR
Leitura:

“Minha missão é fazer as melhores entregas possíveis. Transformar vidas pelo esporte, com o esporte, para o esporte. Permitir que outras pessoas possam viver o que eu vivi”. A declaração é de Yane Marques, pentatleta que carregou a bandeira de Pernambuco mundo afora e hoje está bem perto de completar um ano atuando como secretária-executiva na Prefeitura do Recife. Aos 33 anos e com um currículo de peso no esporte, Yane encara um processo de transição em sua carreira profissional. Nos últimos meses, a atleta cedeu espaço para a gestora entrar em ação. O resultado tem sido bastante gratificante, ela confessa.

“É natural que as minhas chegadas se confundam com a Yane atleta e a Yane secretária. Eu tenho tentado fazer proveito disso. Meu relato como atleta e minha proposta como secretária. Digo para eles que eu fiz assim e deu certo. E é muito bom ver os olhinhos brilharem, se enchendo de esperança, de vontade, de sonho”, revelou Yane. “Nós temos muito talento (no Recife). Eu ainda estou conhecendo a cidade, mas sempre vou para rua, vou para as piscina, para os campos de várzea, para as pistas. Tem que dividir esses momentos externos com o gabinete, faz parte. Mas no final de tudo é muito positivo. A gente observar pessoas entrarem de uma maneira e saírem de outra”, justificou.

CONVITE ESPECIAL

Yane resolveu dar uma pausa no pentatlo profissional no final do ano passado, quando encerrou seu terceiro ciclo olímpico e recebeu convite do prefeito Geraldo Júlio para fazer parte da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Ela aceitou o desafio por acreditar que poderia utilizar sua experiência como atleta para contribuir com os projetos da pasta. Após um ano no cargo, ela elencou alguns programas que marcaram seu ano: Recife Bom de Bola, Jogos da Pessoa Idosa, Jogos Escolares e Jogos Paralímpicos.

Além dos programas que ela ajudou a executar, revelou seu próprio projeto, o de Esportes de Rendimento. Nesse caso, a ideia é descobrir novos talentos e transformá-los em atletas profissionais. As modalidades escolhidas nessa primeira fase são atletismo (marcha atlética e provas de fundo) e vôlei de praia, com treinos no Parque da Macaxeira e na praia de Boa Viagem. “O que existia e era bom, a gente precisa manter e melhorar para colocar nossa cara. Tem também meu projetinho embrionário, saindo do zero. Porque quando eu entrei na secretaria senti falta de um projeto de alto rendimento”, explicou Yane, que dedicou 20 anos de sua vida à jornada de atleta profissional.

Yane passou de profissional para amadora. Ama treinar, ama esportes e, para não abandonar a modalidade que abraçou mais da metade de sua vida, ela faz questão de conciliar a nova função com treinos diários. “Eu continuo treinando, mas agora eu sou amadora no sentido puro da palavra. Faço por amor. Eu não vou conseguir parar de treinar nunca. No dia que não treino fico triste, parece que falta alguma coisa. Eu gosto de treinar e chegar ligada”, garantiu. Para se manter em atividade, ela precisa acordar às 4h20 e iniciar os exercícios às 4h40, seguindo até as 7h15. Chega na Prefeitura com gás para encarar o expediente, que muitas vezes não tem hora para acabar. É dessa forma que ela se sente bem e funciona melhor.

Últimas notícias