prefeitura

Yane Marques encara novos desafios como secretária-executiva de Esportes

Yane Marques assumiu o cargo na segunda-feira e passa a trabalhar ao lado da secretária da pasta, Ana Paula Vilaça, na gestão do prefeito Geraldo Júlio

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 03/01/2017 às 8:11
Acervo JC Imagem
Yane Marques é uma das palestrantes do Fórum Pernambucano do Esporte Escolar - FOTO: Acervo JC Imagem
Leitura:

A pernambucana Yane Marques começa o ano de 2017 com muitas mudanças e desafios. Além de encarar uma temporada esportiva mais tranquila, após os Jogos Olímpicos do Rio-2016, ela assumiu nesta segunda-feira o cargo de secretária-executiva de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife. Passa a trabalhar ao lado da secretária da pasta Ana Paula Vilaça, na gestão do prefeito Geraldo Júlio. A cerimônia da assinatura do termo de posse aconteceu na tarde de ontem, no Forte da Cinco Pontas.

Yane é uma das novidades da nova gestão de Geraldo Júlio. O convite para assumir a secretaria-executiva pegou a atleta de surpresa, assim como o grande público. Para ela, a nova função surgiu em um momento adequado na sua carreira. Isso porque, há pelo menos dois anos, Yane planeja sua aposentadoria do alto rendimento e estuda novas possibilidades de utilizar a experiência nos bastidores do âmbito esportivo. Agora, como gestora, a pentatleta terá novos desafios na administração da cidade.

DESAFIOS

O principal deles é a inauguração do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, localizado na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. O equipamento é um dos maiores palcos de competições do Norte e Nordeste e recebia muitos projetos de formação esportiva. Agora, no entanto, o Geraldão amarga uma reforma que começou em 2013 e até agora não tem data de conclusão definida. Com obras paralisadas, a reforma começou em 2013 e deveria ser entregue em 2014. Inicialmente, o projeto foi orçado em R$ 34 milhões, mas ao longo da execução chegou ao valor de R$ 45 milhões.

Outra questão importante diz respeito ao incentivo da prática esportiva na cidade, com ênfase em projetos de formação e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Graduada em educação física, Yane reconhece o poder do esporte na vida das pessoas. “Eu sou professora de educação física e defendo que o esporte enquanto ferramenta de educação é muito eficiente. As crianças que iniciam uma vida ativa têm um futuro produtivo e uma carreira exitosa”, comentou a pentatleta, que terá seu primeiro encontro oficial com Ana Paula nesta terça-feira, quando elas começam a discutir os novos projetos. 

No total, Yane tem 20 anos de carreira no pentatlo moderno. É também bicampeã pan-americana e medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Com bastante notoriedade no cenário internacional, ela passou a ser membro da comissão de atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visando às Olimpíadas do Rio. Sobre a mudança na carreira, Yane revelou que está motivada para encarar o novo desafio. “A oportunidade apareceu. Estou muito motivada para continuar me capacitando e desempenhar um bom papel. Quero levar meus valores de Yane atleta para Yane gestora” concluiu. 

Últimas notícias