natação

Etiene Medeiros está preparada para disputar o Finkel

A pernambucana Etiene Medeiros buscará a vaga para o Campeonato Mundial no Troféu José Finkel, que começa na próxima sexta-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/08/2018 às 19:15
Divulgação
A pernambucana Etiene Medeiros buscará a vaga para o Campeonato Mundial no Troféu José Finkel, que começa na próxima sexta-feira - FOTO: Divulgação
Leitura:

Recuperada da cirurgia no ombro realizada em janeiro, a pernambucana Etiene Medeiros está preparada para encarar a principal competição da temporada. Trata-se do Troféu José Finkel, que está marcado para começar na próxima sexta-feira, no clube Pinheiros, em São Paulo, e reunirá 332 nadadores de 40 clubes. O detalhe é que o Finkel deste ano será especial. Além de configurar o Campeonato Brasileiro adulto, o torneio será a única oportunidade para os atletas se classificarem para o Campeonato Mundial. 

SELETIVA PARA O MUNDIAL

O Finkel servirá como seletiva para o Mundial de Hangzhou, que acontecerá entre os dias 11 e 16 de dezembro. A importância do torneio transformou o Finkel em prioridade para muitos nadadores, principalmente para aqueles que estão cotados para integrar a seleção no Mundial e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) concentrou a chance de classificação no Finkel justamente para tornar o evento mais atrativo e reunir os melhores nomes do esporte. Para se ter uma ideia, no ano passado a competição recebeu 285 competidores, número inferior aos 332 deste ano.

“(O Finkel) serve como mais um degrau no caminho para os Jogos Olímpicos. Apesar de ser uma competição de piscina curta, faz com que os nosso atletas consigam competir o máximo possível com outros nadadores de alto nível do mundo todo. Com isso, aumentam a experiência e competitividade para a seleção”, falou o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka.

Etiene separou o primeiro semestre para se recuperar da cirurgia que fez no ombro no início do ano. Ela colocou o Finkel como prioridade na temporada e disputará três provas: 50m e 100m costas e 50m livre, que tem como índices os tempos de 26,29seg, 56,69seg e 24,04seg, nessa ordem. As marcas sempre são consideradas um desafio para qualquer atleta. Mas se considerar os tempos anteriores de Etiene, ela deve confirmar a vaga nas provas. A pernambucana tem 25,67seg nos 50m costas, sendo a atual recordista mundial em piscina curta, tem 57,13 nos 100m costas e 23,88m nos 50m livre, sendo a atual recordista da América do Sul.

Últimas notícias