Polêmica

Supremo julga recurso do Flamengo sobre título Brasileiro de 1987 do Sport

Briga na Justiça acontece desde o fim do polêmico Nacional daquele ano

Thiago Wagner
Cadastrado por
Thiago Wagner
Publicado em 18/04/2017 às 7:00
CBF/Divulgação
Briga na Justiça acontece desde o fim do polêmico Nacional daquele ano - FOTO: CBF/Divulgação
Leitura:

A eterna disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhará mais um capítulo na tarde desta terça-feira (18), em Brasília. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará o recurso do Flamengo sobre a divisão do campeonato daquele ano. O julgamento será retomado após o ministro Luís Roberto Barroso pedir vistas do processo no dia 2 de agosto de 2016. Até então, o Sport sempre foi reconhecido como único vencedor do Brasileiro de 87.

Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello já reconheceu que o Leão deve ser apontado como campeão isolado. Assim, o placar já está 1x0 para os leoninos. Mello é o presidente da 1ª turma do STF, que é composta por outros quatro ministros - Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Fux, contudo, não irá votar na sessão por ser pai de um dos advogados do Flamengo. Logo, ainda faltam os votos de outros três ministros.

Caso o placar termine empatado em 2x2, o desempate irá para o ministro Celso de Mello, da 2ª turma do STF, pelo critério da antiguidade. O Sport irá acompanhar o julgamento com o vice-presidente jurídico, Leucio Lemos, e com os advogados da empresa contratada pelo clube. O ex-presidente João Humberto Martorelli, que é advogado, também deve ir para à capital federal.

Sport e Flamengo disputam na Justiça o título de 87 desde o fim do polêmico Brasileiro daquele ano. Em crise, a Confederação Brasileira de Futebol só assumiu a organização do campeonato às vésperas do começo, criando os módulos Verde e Amarelo. Os campeões dos módulos (1º e 2º) iriam se cruzar em quadrangular para definir o campeão. Flamengo e Inter, que ganharam o módulo Verde, não quiseram disputar a fase final e perderam por W.O. Assim, o Sport e Guarani, vencedores do Amarelo, fizeram as finais, com o Leão levando a melhor.

ÚNICOS CAMPEÕES

Sport e Gurani jogaram a Libertadores no ano seguinte. O resultado do gramado, contudo, virou alvo de briga da Justiça já em 1988. O Sport teve decisão favorável em 1994, que foi ameaçada em 2011, quando a CBF decidiu dividir o título. Os pernambucanos recorreram e voltaram a ser os únicos campeões. Atualmente, a decisão válida para o Leão é a da 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça, em 2014.

Últimas notícias