VARIAÇÕES

Sport: veja no ''campinho'' as variações táticas testadas por Nelsinho

Treinador rubro-negro trabalhou durante a pré-temporada com vários esquemas diferentes

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 14/01/2018 às 15:43
Foto: William Aguiar/ Sport
Treinador rubro-negro trabalhou durante a pré-temporada com vários esquemas diferentes - FOTO: Foto: William Aguiar/ Sport
Leitura:

Em sua primeira passagem pelo Sport, o técnico Nelsinho Baptista costumava utilizar o esquema 3-5-2. Foi com a formação com os três zagueiros (Igor, César Lucena e Durval) que ele conquistou a Copa do Brasil de 2008. Em sua volta ao clube rubro-negro, ele deixou claro que não pretende repetir esse desenho tático e que vai adotar o 4-4-2.

Durante a pré-temporada deu para observar que o comandante arquitetou um esquema com duas linhas de quatro bem definidas e com os dois atacantes mais avançados. Na primeira linha, os dois laterais e a dupla de zaga. Já na segunda linha de quatro, os volantes Anselmo e Pedro Castro foram posicionados pelo meio, enquanto Índio (pela direita) e Marlone (pela esquerda) ficaram mais abertos. Na frente, Rogério e André. (confira o campinho abaixo)

 

Porém, durante a movimentação, Baptista chegou a variar a formação e mudou de esquema sempre precisar mudar as peças em campo. Em um dos casos, o treinador leonino testou o 4-3-3 adiantando Índio para atuar junto com Rogério e André. E, Marlone, ficando mais centralizado. "Trabalhamos marcação alta e também compactação dentro do nosso campo com saída rápida de trás. Vamos iniciar no 4-4-2, mas posso sair para o 4-3-3 ou no 4-5-1. Tenho várias opções de acordo com a necessidade do jogo", comentou Nelsinho. (ver o desenho tático)

 

COMPACTAÇÃO

Em outro momento, Nelsinho recuou Rogério para buscar mais o jogo pelo meio, deixando André mais isolado na frente. Configurando, assim, um 4-5-1. Em todas as mudanças, ele manteve os mesmos 11 titulares. (veja abaixo)

 

Últimas notícias