RIO GRANDE DO NORTE

Após confronto, detentos fazem culto no Presídio de Alcaçuz, no RN

A celebração religiosa contou com caixas de som, violão e até um púlpito, na manhã desta sexta-feira (20)

JC Online e agências
Cadastrado por
JC Online e agências
Publicado em 20/01/2017 às 10:42
ANDRESSA ANHOLETE / AFP
FOTO: ANDRESSA ANHOLETE / AFP
Leitura:

Após o confronto entre facções que deixou mortos e feridos na quinta-feira (19), os detentos do Presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte realizaram um culto na manhã desta sexta-feira (20). A celebração religiosa contou com caixas de som, violão e até um púlpito, segundo o jornal Tribuna do Norte.

Cerca de 30 presos fizeram leituras bíblicas e entoaram cânticos de louvor. Os detentos do pavilhão 5, que seriam do Primeiro Comando da Capital (PCC), não participaram do culto.

Mortos e feridos após novo confronto em Alcaçuz

A Secretaria de Justiça do Rio Grande do Norte confirmou nesta sexta-feira (20) que o novo confronto entre facções registrado no Presídio de Alcaçuz deixou mortos e feridos nessa quinta-feira (19). Ainda não há uma quantidade definida de vítimas. 

Batalhões especiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte entraram na prisão no final da tarde de quinta-feira(19), com um caminhão blindado e homens a pé, munidos de escudos. Participaram da operação homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque (BPChoque), e do Grupo de Operações Especiais (GOE). A entrada do contingente fez que os detentos, que circularam pelo pátio da prisão durante todo o dia, se recolhessem para dentro dos pavilhões. O objetivo do governo do estado é manter a polícia no local até a construção de um muro de concreto no meio do pátio. Esse muro dividirá os detentos das facções rivais PCC e Sindicato do RN, para que não ocorram novos confrontos.

Além disso, membros de uma das facções existentes em Alcaçuz serão levados para outras prisões, para evitar duas facções rivais em um mesmo presídio, mas não foi divulgada qual facção permanecerá no local. Na quarta (18), 220 presos já haviam sido transferidos do local. Em entrevista coletiva no início da noite de hoje, o governador Robinson Faria disse que não negocia com as facções criminosas.

Dezenove vítimas de chacina em Alcaçuz foram identificadas

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep/RN) identificou, na quinta-feira (19), mais três corpos de vítimas da rebelião de sábado (14) em Alcaçuz, que deixou 26 mortos. Até o momento, o número de corpos identificados chega a 19. Segundo o Itep, as decapitações e esquartejamentos dificultaram a identificação dos corpos e quatro foram liberados para a família sem cabeça. O órgão esclarece que isso aconteceu devido às solicitações dos próprios parentes.

ANDRESSA ANHOLETE / AFP
Detentos de facções rivais começaram um novo confronto no Presídio de Alcaçuz, no RN - ANDRESSA ANHOLETE / AFP
ANDRESSA ANHOLETE / AFP
Uma batalha campal, com paus e pedras, tomou conta nesta quinta-feira (19) do presídio de Alcaçuz - ANDRESSA ANHOLETE / AFP
ANDRESSA ANHOLETE / AFP
De sábado (14) para domingo (15), a unidade foi palco de uma rebelião que deixou 26 mortos - ANDRESSA ANHOLETE / AFP
ANDRESSA ANHOLETE / AFP
Nova rebelião acontece no dia seguinte à retirada de 220 internos ligados ao Sindicato do Crime - ANDRESSA ANHOLETE / AFP
ANDRESSA ANHOLETE / AFP
A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz chegou ao sexto dia nesta quinta-feira (19) - ANDRESSA ANHOLETE / AFP

Últimas notícias