HOMEM-BOMBA

Suspeito de ataque em Manchester abandonou universidade

Salman Abedi, 22 anos, abandonou uma faculdade de negócios na Grã-Bretanha, onde nasceu em uma família muito religiosa e de origem líbia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/05/2017 às 5:51
Foto: OLI SCARFF / AFP
Salman Abedi, 22 anos, abandonou uma faculdade de negócios na Grã-Bretanha, onde nasceu em uma família muito religiosa e de origem líbia - FOTO: Foto: OLI SCARFF / AFP
Leitura:

O jovem Salman Abedi, acusado de realizar o atentado suicida que matou 22 pessoas e deixou dezenas de feridos em um show na cidade britânica de Manchester, abandonou uma faculdade de negócios na Grã-Bretanha, onde nasceu em uma família de origem líbia.

Criado em uma família muito religiosa, Abedi era conhecido pelos serviços britânicos de inteligência, após se radicalizar nos últimos anos, segundo o jornal The Financial Times.

Abedi rezava em uma mesquita do subúrbio de Manchester, onde seu pai era conhecido e algumas vezes foi o encarregado de fazer os chamados para as orações. 

O suspeito, de 22 anos, morreu ao acionar a carga explosiva no final do show da cantora americana Ariana Grande. 

A família de Abedi vivia na zona de Fallowfield, no sul de Manchester, há ao menos 10 anos, segundo o jornal Daily Telegraph.

A polícia britânica realizou uma batida neste subúrbio popular da cidade, e os agentes detiveram um    homem de 23 anos suspeito de envolvimento no ataque.

Um morador do bairro, Peter Jones, 53 anos, descreveu a área como "tranquila e segura", e disse à AFP estar "chocado" com o fato de o suspeito ser da região.

Segundo a imprensa britânica, Abedi nasceu em Manchester de pais líbios que fugiram de seu país para escapar do regime de Muammar Kadhafi.

Estado Islâmico

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou o ataque e identificou Abedi como um de seus "soldados".

A polícia investiga com urgência se Abedi agiu só ou contou com a ajuda de outros terroristas.

Um cara calado 


"Era um cara muito calado, mas sempre foi educado comigo", disse um membro da comunidade líbia de Manchester ao jornal The Guardian.

"Seu irmão Ismael é mais aberto, mas Salman era muito tranquilo, de modo algum parecia alguém capaz de fazer isto", explicou.

O pai de Abedi, bem conhecido entre a comunidade líbia em Manchester, no momento estaria residindo em Trípoli, segundo fontes ouvidas pelo The Guardian.

The Telegraph revelou que Salman tinha dois irmãos e uma irmã.

A comunidade líbia de Manchester, a maior da Grã-Bretanha, tem cerca de 16 mil membros, segundo a BBC.

Abedi iniciou estudos na faculdade de negócios e gerência da Universidade de Salford, em Manchester, no ano de 2014, mas abandonou a instituição dois anos depois, sem obter o diploma. 

O jovem não teve qualquer problema durante seus anos na faculdade e, ao que parece, não participava de qualquer associação. Também não manteve contato o imã da Universidade. 

Últimas notícias