REINO UNIDO

Homem de 23 anos detido na investigação do atentado de Manchester

O atentado na saída de um show de Ariana Grande deixou 22 mortos e 59 feridos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 23/05/2017 às 8:08
Foto: Paul Ellis/AFP
FOTO: Foto: Paul Ellis/AFP
Leitura:

A polícia britânica anunciou a detenção nesta terça-feira (23) em Manchester de um homem de 23 anos supostamente relacionado com o atentado que deixou 22 mortos e 59 feridos nesta cidade do noroeste da Inglaterra. O Estado Islâmico reivindicou o ataque.

"A respeito da investigação em curso sobre o horrível atentado na Manchester Arena, podemos confirmar a detenção de um homem de 23 anos na zona sula da cidade, informa a polícia em um comunicado.

Atentado em Manchester

O homem que executou o ataque na Manchester Arena, o atentado mais violento no Reino Unido desde os que atingiram os transportes públicos de Londres em 2005, morreu ao detonar a carga explosiva, anunciou a polícia da cidade, que classificou o ato de "incidente terrorista".

O chefe de polícia de Manchester, Ian Hopkins, disse que o homem detonou um "dispositivo explosivo de fabricação caseira" na Manchester Arena quando os fãs deixavam o local. "A arena ficou pavorosamente em silêncio durante cinco ou seis segundos, que pareceram mais longos, e depois todo mundo correu em todas as direções", afirmou à AFP Kennedy Hill, uma adolescente que estava no show da cantora americana.

Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: Paul Ellis/AFP
- Foto: Paul Ellis/AFP
Foto: OLI SCARFF / AFP
- Foto: OLI SCARFF / AFP
Foto: Paul ELLIS / AFP
- Foto: Paul ELLIS / AFP
Foto: PAUL ELLIS / AFP
- Foto: PAUL ELLIS / AFP

A mãe da jovem, Stephanie Hill, disse que as pessoas perderam os sapatos e os telefones na tentativa desesperada fugir do local. "Havia muitas crianças e adolescentes como minha filha no show. É uma tragédia", lamentou.

'Pais carregavam as filhas com lágrimas'

"Alguns pais carregavam as filhas nos braços com lagrimas", contou à AFP Sebastian Díaz, um jovem de 19 anos de Newcastle. A polícia recebeu um alerta de explosão no local com capacidade para 20.000 pessoas às 22H35 (18H35 de Brasília). A área foi isolada e viaturas policiais e ambulâncias foram enviadas ao local.

'Corpos por todos os lados'

"Ouvimos a última música e, de repente, foi como um flash com um bang e depois fumaça", contou à BBC Gary Walker, morador de Leeds, que ao lado da esposa aguardava as filhas na saída do show. Walker ficou ferido em um pé e a esposa no estômago.

Elena Semino, que esperava a saída da filha de 17 anos, contou ao jornal The Guardian que também ficou ferido. "Senti como se tivesse fogo no pescoço e quando levantei a cabeça havia corpos por todos os lados", disse.

De acordo com a polícia de Manchester, a explosão aconteceu dentro do estádio em que se encontra a sala de espetáculos. Emma Johnson confirmou a informação à BBC.

"Estava na parte de cima das escadas com meu marido, para esperar nossas filhas, e o vidro explodiu. Era perto do local onde vendem recordações. Todo o edifício tremeu". "Todo mundo era vítima do pânico", contou à Sky News Isabel Hodgins.

Últimas notícias