IMIGRAÇÃO

Alemanha investiga corrupção na agência de imigração

Entre os investigados está uma funcionária da agência de imigração, suspeita de ter aprovado mais de 1.200 pedidos de asilo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/04/2018 às 13:06
Foto: AFP
Entre os investigados está uma funcionária da agência de imigração, suspeita de ter aprovado mais de 1.200 pedidos de asilo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A justiça alemã anunciou nesta sexta-feira (20) uma investigação sobre uma funcionária da Agência de Imigração, suspeita de ter favorecido mais de 1.200 pedidos de asilo, principalmente da minoria yazidi. 

A investigação, que envolve seis pessoas, foi aberta tanto por "corrupção" como por "depósito em grupo organizado de pedidos de asilo abusivos", afirmou a porta-voz do Ministério Público de Bremen, Claudia Kück, que coordena o trabalho.

O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, mencionou "suspeitas graves", principalmente contra a diretora de unidade de Bremen, norte do país, da Agência Federal para Imigração e Refugiados (BamF). 

Entre os investigados também estão três advogados especializados em pedidos de asilo, um intérprete que a Promotoria chamou de "intermediário" entre os advogados e a funcionária da BamF, agência vinculada ao ministério do Interior. 

"Partimos da base de que 1.200 processos de concessão abusivo de direitos de residência a solicitantes de asilo estariam vinculados com este caso", afirmou a porta-voz da Promotoria.

Mas, segundo o canal público ARD e o jornal Süddeutsche Zeitung, até 2.000 caso do tipo podem ter sido registrados entre 2013 e 2017. 

A suspeita é de que os advogados relacionados com o caso enviavam sistematicamente pedidos de asilo procedentes de toda Alemanha, principalmente de yazidis, à diretora da unidade local da BamF. 

A justiça investiga se a funcionária recebeu em troca "dinheiro ou convites a um restaurante". 

Os yazidis, minoria de língua turca do Iraque e Síria, que seguem uma religião pré-islâmica, fugiram em massa depois da perseguição do grupo extremista Estado Islâmico (EI) quando este invadiu, a partir de 2014, grande parte do território dos dois países. 

Últimas notícias