CONFLITOS

Talibãs travam intensos combates em cidade do Afeganistão

Os talibãs pediram aos moradores de Farah que permanecessem em suas casas e mantivessem a calma

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/05/2018 às 7:25
Foto: AFP
Os talibãs pediram aos moradores de Farah que permanecessem em suas casas e mantivessem a calma - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Combates violentos foram registrados nesta terça-feira (15) na cidade de Farah, oeste do Afeganistão, atacada durante a madrugada pelos talibãs, que assumiram o controle de um distrito, informaram os moradores da localidade.

O ataque começou por volta da meia-noite e os talibãs assumiram o controle de um distrito e de parte de outro, afirmou à AFP Jamila Amini, integrante do conselho provincial. 

"Os combates intensos continuam e aviões começaram a bombardear as posições dos talibãs", disse.

Os talibãs pediram aos moradores de Farah que permaneçam em suas casas e "mantenham a calma", indicou Amini.

O ministério da Defesa anunciou que o exército afegão respondeu aos criminosos e que as "forças de segurança perseguem o inimigo".

"O barulho das explosões e os tiros dominam a cidade", afirmou um morador, que citou colunas de fumaça no bairro que abriga a unidade do serviço de inteligência.

Farah é a capital da província de mesmo nome, na região oeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Irã, onde é produzida a papoula, matéria-prima do ópio e da heroína.

Outra tentativa

Em 2017, os talibãs tentaram em três oportunidades assumir o controle de Farah, de acordo com o grupo Afghanistan Analysts Network.

A cidade de 50.000 habitantes está no trajeto do gasoduto TAPI (Turcomenistão, Afeganistão, Paquistão e Índia).

O ataque aconteceu pouco depois do início da tradicional ofensiva de primavera (hemisfério norte) dos talibãs, que foi interpretada este ano como uma rejeição tácita das propostas de negociação do presidente afegão Ashraf Ghani.

Últimas notícias