ELEIÇÕES 2018

Sem unanimidade, PSB sinaliza com Luciano Ducci na vice de Ciro

Presidente do PSB, Carlos Siqueira admite que partido não terá unanimidade na disputa presidencial

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 01/08/2018 às 7:26
Foto: reprodução do Facebook
Presidente do PSB, Carlos Siqueira admite que partido não terá unanimidade na disputa presidencial - FOTO: Foto: reprodução do Facebook
Leitura:

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sinalizou ontem com a possibilidade de o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci ser indicado para a vaga de vice caso a sigla decida por uma aliança com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). A declaração de Siqueira, ocorreu após o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) rejeitar ser candidato a vice-presidente e tratar como “decisão final” a candidatura ao governo de Minas Gerais.

O movimento de Lacerda, amigo pessoal de Ciro, ocorre depois que voltou a ganhar força a tese de um entendimento entre PT e PSB para rifar as candidaturas do ex-prefeito de Belo Horizonte e da vereadora do Recife Marília Arraes (PT) em prol de facilitar as reeleições dos governadores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e de Minas, Fernando Pimentel (PT). Antes, o PT vinha pressionando o PSB por uma coligação nacional em troca de tirar Marília da disputa.

O PSB decide no próximo domingo se apoiará Ciro; se adere a campanha do ex-presidente Lula, como defende a ala pernambucana; ou se libera os estados para suas composições locais. Embora lideranças importantes busquem uma aliança com o PDT, o partido segue longe do consenso.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o governador de São Paulo, Márcio França, reafirmou que defenderá uma aliança do PSB com o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). Na semana passada, o PDT oficializou o apoio a França em São Paulo em busca de tentar convertê-lo para o projeto de Ciro. O PSB de Pernambuco conta com o apoio do governador paulista para conseguir a neutralidade no plano federal, o que enfraqueceria Ciro e ajudaria o projeto presidencial do PT.

“Nós não devemos ir com o PT. Acho muito improvável. Aqui no Sul e Sudeste não há chance de fazer acordo. E aqui tem número superior aos números do Nordeste. Nós não iremos para o PT. O que resta é isso mesmo. Vai com o Alckmin, vai com o Ciro ou lança um nome. Ou a neutralidade”, afirmou França ontem.

'Certo consenso'

Em entrevista à Rádio CBN, Carlos Siqueira disse que trabalha para tentar construir “certo consenso” em relação a corrida presidencial, mas que não haverá unanimidade no partido. Siqueira pretende chegar a uma posição até a sexta ou sábado e evitar uma votação na convenção nacional que ocorre no domingo pela manhã. Ele também revelou que, além do PDT, o PT também ofereceu a vaga de vice ao PSB.

O governador Paulo Câmara, que realiza sua convenção no domingo a tarde, estuda ir a Brasília e, depois, voltar ao Recife, no domingo. A logística ainda está sendo definida.

Ontem, PSB, PT, PDT e PCdoB se reuniram em Brasília sem conseguir fechar candidatura única ou, como alternativa, construir um pacto de não agressão no primeiro turno.

Presidente do PT-PE, Bruno Ribeiro atribuiu às “naturais especulações do momento atual” as discussões sobre a composição em Minas e Pernambuco e preferiu não comentar. Procurada através de sua assessoria, Marília não quis se pronunciar sobre as conversas sobre um eventual entendimento entre PSB e PT.

Últimas notícias