Patriota

Cabo Daciolo pode ficar de fora do último debate na TV

De acordo com uma tabela do TSE, partido de Daciolo não está apto a participar do encontro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/09/2018 às 2:21
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
De acordo com uma tabela do TSE, partido de Daciolo não está apto a participar do encontro - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

O candidato à Presidência da República pelo Patriota, Cabo Daciolo pode ficar de fora do último debate na TV antes do primeiro turno. De acordo com uma tabela do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido do presidenciável não tem o número de parlamentares necessários para obrigar as emissoras a convidá-lo.

Segundo a Folha de S. Paulo, a equipe de campanha do candidato deve entrar com uma ação na justiça para garantir a presença dele no encontro organizado pela TV Globo, na próxima quinta-feira (4).

O Cabo Daciolo recebeu convite para os principais debates realizados até agora, porém decidiu não participar de alguns, quando se isolou em um monte no Rio de Janeiro para fazer jejum e orações

Em uma reunião com assessores dos principais presidenciáveis, na última segunda-feira (24), a Globo mostrou uma planilha do TSE em que o Patriota aparece com quatro parlamentares. Pelas novas regras eleitorais, emissoras são obrigadas a convidar para debates candidatos de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso.

Outros debates

Nos outros debates, as emissoras usaram como referência um documento da Câmara dos Deputados em que a legenda de Daciolo possui cinco deputados e teria, portanto, o direito de participar dos debates. A tabela apresentada pelo TSE contabiliza apenas quatro congressistas porque desconta um parlamentar que migrou para o partido na janela partidária, seguindo uma resolução da própria Corte.

O Patriota diz que recorrerá à Justiça para obrigar a emissora a reconhecer o número atual de parlamentares pelos parâmetros da Câmara. Caso a legenda consiga decisão favorável, Daciolo poderá participar do debate.

Últimas notícias