LAVA JATO

Cunha põe Temer em reunião sobre cargos do PMDB na Petrobras

Cunha relatou ao juiz Sérgio Moro que Temer se "equivocou" ao negar em depoimento ter participado de encontro com bancada do PMDB, em 2007, quando foi votada CPMF

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 07/02/2017 às 22:11
Foto: Agência Brasil
Cunha relatou ao juiz Sérgio Moro que Temer se "equivocou" ao negar em depoimento ter participado de encontro com bancada do PMDB, em 2007, quando foi votada CPMF - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou nesta terça-feira (7), em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro - dos processos da Operação Lava Jato, em Curitiba -, que o presidente Michel Temer participou, em 2007, de uma reunião com a bancada do PMDB para discutir as indicações do partido para diretorias da Petrobras.

"Essa reunião era justamente o desconforto que existia com as nomeações do PT de Graça Foster para a Diretoria de Gás e José Eduardo Dutra para a presidência da BR Distribuidora terem sido feitas sem as nomeações do PMDB terem sido feitas", explicou Cunha, interrogado pela primeira vez como réu da Lava Jato.

Temer depôs, por escrito a Moro, como testemunha de defesa do peemedebista, preso desde outubro de 2016. Em suas informações, o presidente declarou que "não houve essa reunião", citada na denúncia da força-tarefa da Lava Jato, contra Cunha.

"Fui comunicado (sobre a reunião), tanto eu como Fernando Diniz, na época, pelo próprio Michel Temer e pelo Henrique Alves (ex-ministro). O Michel Temer esteve nessa reunião junto com Walfrido Mares Guias."

O ex-presidente da Câmara explicou que "houve uma revolta da bancada do PMDB na votação do CPMF". Temer era o presidente nacional do PMDB na ocasião.

"Nesse dia, eles chamaram, Michel e Henrique Alves chamaram para essa reunião, para acalmar a bancada, e a bancada acabou votando em seguida a CPMF."

Cunha disse a Moro que "resposta do presidente Michel Temer nas perguntas está equivocada".

"Ele (Temer) participou sim da reunião e foi ele que comunicou a todos nós o que tinha acontecido na reunião, porque não era só o cargo da Petrobras, era outras várias discussões que aconteciam no PMDB."

Cunha declarou que havia um hábito semanal de reuniões dele e outros coordenadores do PMDB com Temer para "debater e combinar toda situação política".

"Tudo era reportado, sabíamos de tudo e de todos."

Últimas notícias