Processo

Relator entrega a ministros do TSE relatório final da ação sobre chapa Dilma-Temer

Relator já entregou aos demais colegas da Corte Eleitoral uma versão atualizada do relatório que resume os principais pontos do processo

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 11/05/2017 às 12:30
Foto: Roberto Jayme/TSE
Relator já entregou aos demais colegas da Corte Eleitoral uma versão atualizada do relatório que resume os principais pontos do processo - FOTO: Foto: Roberto Jayme/TSE
Leitura:

Relator da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014, o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já entregou aos demais colegas da Corte Eleitoral uma versão atualizada do relatório que resume os principais pontos do processo.

Segundo o Broadcast Político apurou, a nova versão do relatório possui 153 páginas de complemento, reunindo mais informações do processo, como trechos dos depoimentos do marqueteiro João Santana e de sua mulher, a empresária Mônica Moura. Considerando as informações que já constavam da antiga versão, o novo relatório tem aproximadamente 1,2 mil páginas.

No dia 4 de abril, os ministros do TSE decidiram reabrir a fase de coleta de provas da ação contra a chapa Dilma-Temer e ouvir mais quatro testemunhas - além do casal de marqueteiros, prestaram depoimento André Santana, assistente do casal, e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Os ministros também decidiram fixar um prazo de cinco dias para as alegações finais das partes envolvidas no processo - Dilma, Temer e o PSDB, responsável por mover a ação contra a chapa -, etapa já cumprida.

Com a distribuição do relatório, o Ministério Público Eleitoral agora terá um prazo de 48 horas para se manifestar.

Agenda

O TSE deverá retomar o julgamento da chapa nas próximas semanas, com uma composição diferente daquela que começou a analisar o processo em abril. De la pra cá, Henrique Neves e Luciana Lóssio deixaram a Corte Eleitoral, sendo substituídos respectivamente por Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira - que tomou posse na última terça-feira (9) e só agora, efetivado como ministro titular, terá acesso à documentação completa do processo.

"Vamos aguardar o ministro Herman. Tão logo ele faça os cálculos dos prazos que precisam ser cumpridos, nós definiremos essa agenda (de retomada do julgamento)", disse o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes nesta quarta-feira, 10, depois de participar de reunião com corregedores da Justiça Eleitoral.

Últimas notícias