Delação

Temer vazou a Joesley informação de que juros cairiam 1 ponto no Copom de abril

Anexos da delação de Joesley Batista afirmam que Temer revelou que os juros caíram no mês seguinte

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/05/2017 às 12:00
Foto: ABr
Anexos da delação de Joesley Batista afirmam que Temer revelou que os juros caíram no mês seguinte - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

Um dos anexos da delação premiada de Joesley Batista, da JBS, cita que o presidente Michel Temer (PMDB) se encontrou com o empresário no dia 7 de março deste ano e vazou a informação de que os juros cairiam "1%" na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, no mês seguinte.

O encontro entre o presidente e o empresário ocorreu no Palácio do Jaburu, em Brasília, às 22h30 daquele dia, e foi agendado pelo deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), aliado de Temer, segundo a delação.

Entre os assuntos listados na delação sobre o encontro, a antecipação do corte da Selic é listada como o primeiro item: "comentários gerais sobre assuntos econômicos, havendo Temer vazado a informação de que os juros cairiam 1% na próxima reunião do Copom". A reunião do Copom ocorreu pouco mais de um mês depois, no dia 12 de abril, quando o BC resolveu cortar a taxa básica de juros em um ponto porcentual, para 11,25% ao ano.

Foi neste mesmo encontro que Joesley Batista procurou tranquilizar Temer sobre o risco de delações premiadas e disse que estava "cuidando" do ex-deputado Eduardo Cunha e de Lucio Funaro, ao que o presidente respondeu: "importante manter isso". O anexo da delação relata que o empresário disse, ainda, que estava "tranquilo" em relação às investigação contra ele porque entrou "em ajustes com autoridades do sistema de Justiça".

Na mesma conversa, segundo o documento da colaboração, o empresário relatou que estava pedindo celeridade na aprovação de leis que anistiassem o caixa 2 e atualizassem a legislação sobre o abuso de autoridade. "Não havia segurança de que as coisas se manteriam tranquilas para ele por muito mais tempo, tudo como forma de preservar o canal", diz o documento.

Na sequência, Joesley pediu a Temer que indicasse um interlocutor para tratar de assuntos entre os dois. Foi aí que Temer indicou Rodrigo Rocha Louros, "dizendo que era pessoa de sua mais estrita confiança".

O empresário pediu ao presidente que "encontrasse solução" com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para os assuntos do Grupo JBS. Ele exemplificou com temas relativos ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculado ao Ministério da Justiça, e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), diz o anexo.

O empresário indicou, por fim, que o método para a visita - durante horário noturno avançado e entrada discreta - havia funcionado bem e poderia ser aplicado em outras ocasiões, o que Temer concordou, segundo a delação.

Procuradoria já está de posse dos documentos

Os documentos foram entregues à Procuradoria-Geral da República (PGR) e divulgados pelo site O Antagonista e republicados pelo blog do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo. O anexo 9 trata do presidente e tem como título: 'Fatos diretamente corroborados por elementos especiais de prova Michel Temer'.

Últimas notícias