Eleições 2018

Plano B do PT para eleições presidenciais, Haddad visita nove Estado

Diligentes do PT veem movimento como um aumento de chances de Haddad se tornar uma alternativa para Lula na disputa eleitoral de 2018

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 12/08/2017 às 11:17
Foto: Lula Marque/AGPT/Fotos Públicas
Diligentes do PT veem movimento como um aumento de chances de Haddad se tornar uma alternativa para Lula na disputa eleitoral de 2018 - FOTO: Foto: Lula Marque/AGPT/Fotos Públicas
Leitura:

Contrariando o discurso oficial de parte do PT de que não existe "plano B" para a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 2018, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad faz uma série de viagens pelo Brasil. Em seis meses, o petista registra passagem por ao menos nove Estados e dois países. A intensa agenda do petista tem incomodado integrantes da direção nacional do partido, por aumentar especulações sobre as chances de Haddad se tornar uma alternativa a Lula na disputa eleitoral.

Levantamento feito pelo Estadão/Broadcast com base nas agendas públicas do petista mostra que, de abril até setembro deste ano, o ex-prefeito terá participado de pelo menos 14 eventos públicos em nove Estados: Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Além disso, participou de eventos em Boston (EUA) e Londres, nos meses de abril e maio, respectivamente. Aqui em Pernambuco, Haddad visitou a Universidade Federal de Pernambuco nesta sexta-feira (11).

Em boa parte dos casos, Haddad aproveita sua passagem por grandes cidades para participar de mais de um evento. Além disso, costuma conceder entrevistas à imprensa local, quando fala sobre o cenário político para 2018, e marcar encontro com lideranças. Ontem, por exemplo, o petista concedeu entrevista no Recife, quando disse não descartar uma aliança entre PT e PSB no ano que vem. Ele aproveitou ainda para marcar almoço com o governador Paulo Câmara (PSB).

Nos bastidores, a avaliação de integrantes da cúpula do PT é de que as movimentações de Haddad são capitaneadas pela "República de São Paulo", em referência às lideranças do partido no Estado. Um incômodo relatado por alguns integrantes da cúpula é de que, neste momento, a direção do PT tem debatido ficar de fora da disputa presidencial em 2018, caso Lula seja condenado na segunda instância antes da eleição e fique impedido de concorrer Nesse cenário, a legenda cogita se retirar do pleito e interditar o debate com o discurso de que a medida é um "golpe" contra o PT.

Um dos deputados federais mais próximos do ex-prefeito, Paulo Teixeira (PT-SP) nega que Haddad esteja viajando para se contrapor à candidatura de Lula. "A presença dele nos Estados reforça a candidatura do Lula, porque, através do Fernando, a candidatura do Lula pode participar de debates pelo Brasil", afirmou Teixeira.

Líder do PT na Câmara, o deputado Carlos Zarattini (SP), também diz não ver articulação de Haddad visando a uma candidatura ao Planalto. "Nosso plano A, B e C é o Lula. Acho o Fernando um bom candidato a senador por São Paulo, embora ele possa ser candidato a qualquer coisa", disse Zarattini.

Recusa

Procurado, Haddad afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que tem viajado a convite de universidades, administrações estaduais e municipais e organismos internacionais para falar das suas "ações como ministro da Educação e como prefeito de São Paulo". Segundo a assessoria, o ex-prefeito "recusa" o papel de plano B, por acreditar que a condenação de Lula no âmbito da Operação Lava Jato será "possivelmente revertida".

Quanto à "ciumeira" de membros do PT, a assessoria de Haddad afirmou que se trata de um "sentimento primitivo de quem pouco ou nada tem a acrescentar ao atual momento político". Nesta sexta-feira, no Recife, Haddad esteve em duas palestras na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e na Católica e falou para mais de 5 mil estudantes, além de ter dado diversas entrevistas para veículos nacionais e regionais.

Últimas notícias