interior

Prefeito de Catende preso por liderar esquema criminoso

Otacílio Cordeiro é suspeito de praticar emprego irregular de verbas públicas, corrupção, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 02/06/2016 às 11:26
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Otacílio Cordeiro é suspeito de praticar emprego irregular de verbas públicas, corrupção, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O prefeito da cidade de Catende, Otacílio Cordeiro (PSB), foi preso na manhã desta quinta-feira (02), acusado de liderar uma organização criminosa suspeita de emprego irregular de verbas públicas, corrupção, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. Além do prefeito, foram presas outras dez pessoas, incluindo o filho dele, Ronaldo Cordeiro, secretário de finanças, e a nora, esposa de Ronaldo, Andreza Paes. Os demais detidos são assessores do gestor.

As prisões fizeram parte da Operação Tsunami, deflgarada pela Polícia Civil. Também foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva. Foram apreendidos documentos, dinheiro, armas de fogo, computadores e celulares dos envolvidos. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Catende, Palmares, Cupira, Altinho, Quipapá e Recife. Cerca de 200 policiais participaram da ação. 

catende470
Movimentação em frente à casa do prefeito, em Catende

"A investigação versa sobre o emprego irregular de verbas públicas, essa associação criminosa que vinha praticando esses delitos. A liderança dessa associação é o prefeito", afirmou o delegado Salustiano Albuquerque, responsável pela Diretoria Integrada das Especializadas. 

Todos os detidos e o material apreendido foram levados para a sede de Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Afogados, na Zona Oeste do Recife.

O procurador do município de Catende, Marcelo Antônio Silva, contesta que o prefeito Otacílio Cordeiro foi detido e afirma que o seu mandado era de condução coercitiva. Ele informou que só irá se pronunciar após ter acesso aos autos. "Todas as ações e obras executadas pelo prefeito foram pautadas na mais absoluta transparência e lisura", informou. A Polícia Civil confirma, entretanto, que ele foi preso mediante mandado de prisão preventiva.

Segundo o procurador, ao perceber que a Polícia Civil estava em sua residência, em Catende, o prefeito Otacílio Cordeiro passou mal e foi internado. Ele está no Hospital Português, no Recife, onde deverá prestar depoimento. Marcelo Silva informou, ainda, que há pouco tempo o gestor passou 15 dias internado tratando-se de uma pneumonia. 

A assessoria de imprensa do Hospital Português confirmou que ele deu entrada na emergência da unidade e disse que não está autorizada a passar informações sobre o estado de saúde do prefeito.

Últimas notícias