belo jardim

TRE define eleição suplementar em Belo Jardim para dia 2 de julho

Belo Jardim passará a ser administrado interinamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Gilvandro Estrela (PV)

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 22/05/2017 às 10:20
Foto: Divulgação
Belo Jardim passará a ser administrado interinamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Gilvandro Estrela (PV) - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu para o dia 2 de junho a eleição suplementar de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, devido a cassação do mandato do prefeito do município, João Mendonça (PSB). 

Com a publicação do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando o indeferimento da candidatura do prefeito João Mendonça (PSB), o juiz eleitoral da cidade deve notificar o prefeito a deixar o cargo. O município passará a ser administrado interinamente pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Gilvandro Estrela (PV), até a eleição ser realizada.  

João Mendonça concorreu à prefeitura de Belo Jardim em 2016 com o registro indeferido, mas obteve liminar provisória concedida pelo presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes, em dezembro de 2016. O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou no dia 11 de maio a liminar por unanimidade (7 votos a 0) e determinou a realização de novas eleições no município. João Mendonça foi o mais votado na última eleição de outubro de 2016, com 37% dos votos (16.077).

Candidatura impugnada

A candidatura de João Mendonça havia sido impugnada pelo Tribunal Regional Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por solicitação do Ministério Público e coligações adversárias. Ele foi condenado por improbidade administrativa com dano ao erário público e enriquecimento ilícito.

Últimas notícias