carpina e região

TCE está colaborando com a Polícia Civil na Operação Fraus em Carpina

Tribunal enviou documentos obtidos na fiscalização de órgãos públicos de Carpina e região aos delegados especializados e ao Ministério Público

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 09/06/2017 às 11:12
JC Imagem
Tribunal enviou documentos obtidos na fiscalização de órgãos públicos de Carpina e região aos delegados especializados e ao Ministério Público - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 11h46

O Tribunal de Contas do Estado divulgou nota a respeito da Operação Fraus, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco nesta sexta-feira (9) nos município de Carpina, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga e Recife, informando que está colaborando com a Polícia e com o Ministério Público de Pernambuco nas investigações. A operação realiza o cumprimento de cinco mandados de prisão de investigados, dentre eles o ex-prefeito de Carpina, Carlinhos do Moinho (PSB), além de vereadores e funcionários da gestão do ex-prefeito, incluindo o vereador Tota Barreto (PSB), que também é ex-prefeito do município de Lagoa do Carro. De acordo com a Polícia, eles são suspeitos de fraude em licitações, lavagem de dinheiro, peculato, desvios, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.

Segundo a nota do TCE, a conselheira Teresa Duere, ao constatar indícios de utilização indevida "de uma rede de empresas para lesar cofres públicos na região" em processos de sua autoria, determinou o envio de documentos e provas aos delegados especializados e ao MPPE. Esses documentos foram obtidos durante fiscalização em órgãos públicos de Carpina de região, realizada por auditores da Inspetoria Regional Metropolitana Norte e também com a colaboração de outros setores do tribunal. 

"O Tribunal de Contas continuará à disposição para novas etapas da investigação, caso se faça necessário. Ainda, continuará colaborando com as operações de repressão qualificada do Ministério Público e da Polícia Civil, dentro de suas atribuições de auditoria em contas e contratos públicos". 

Leia a nota na íntegra: 

O Tribunal de Contas do Estado, a respeito da Operação Fraus, deflagrada nesta sexta-feira (9) no município de Carpina e região, informa que está colaborando com a Polícia Civil de Pernambuco e com o Ministério Público do Estado.

A conselheira Teresa Duere, diante de indícios de utilização indevida de uma rede de empresas para lesar cofres públicos na região, revelados em processos de sua relatoria, determinou o imediato envio de documentos e provas aos delegados especializados e aos membros do MPPE com atuação no assunto. Esta documentação foi obtida na fiscalização em órgãos públicos de Carpina e região, realizada pela equipe de auditores da Inspetoria Regional Metropolitana Norte, com a colaboração de outros setores do TCE.

O Tribunal de Contas continuará à disposição para novas etapas da investigação, caso se faça necessário. Ainda, continuará colaborando com as operações de repressão qualificada do Ministério Público e da Polícia Civil, dentro de suas atribuições de auditoria em contas e contratos públicos.

Mandados

Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos quatorze mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva. Foram realizadas vistorias na casa de Carlinhos do Moinho e apreendidos materiais nos gabinetes dos vereadores Severino Borges da Silva, conhecido como Preto do Ipsep (PSC), Neto da Kombi (PHS) e Tota Barreto (PSB), que foi preso em novembro de 2016 durante a Operação Caça Fantasma, que investigava os mesmos crimes da operação atual, e foi solto em fevereiro deste ano.

Após ser levado para prestar depoimento na Delegacia de Limoeiro, ele foi encaminhado para o exame de corpo de delito no Hospital Regional de Limoeiro e deve ser transferido para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, ainda nesta sexta (9).

Últimas notícias