ROBEYONCÉ

Primeira advogada trans de PE, Robeyoncé muda nome no registro civil

Novo nome e gênero de Robeyoncé já estão na identidade e certidão de nascimento

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 14/06/2017 às 19:36
Foto: divulgação/OAB-PE
Novo nome e gênero de Robeyoncé já estão na identidade e certidão de nascimento - FOTO: Foto: divulgação/OAB-PE
Leitura:

Primeira advogada trans do Norte e Nordeste, Robeyoncé Lima conseguiu na Justiça a mudança de nome e gênero no registro civil. As novas certidão de nascimento e carteira de identidade já foram emitidas com os novos dados. A sentença foi da juíza da 9ª Vara de Família e Registro Civil do Recife, Ana Paula Pinheiro.

Robeyoncé integra a Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). Em janeiro, ela recebeu da entidade um certificado que garantia o uso do nome social na carteira de advogada das mãos do presidente Ronnie Duarte e da presidente da Comissão, Goretti Soares. Segundo Goretti, a decisão é um avanço na luta pela efetivação de direitos fundamentais e mulheres e homens trans.

ORGULHO

O processo judicial de Robeyoncé durou oito meses. "É uma felicidade muito grande ter alcançado essa vitória, ter o deferimento da minha identidade de gênero. Com isso, eu deixo de ter vergonha de mostrar meus documentos. Tenho vontade de mostrar minha identidade em qualquer lugar que vou, na padaria, no ônibus", afirmou a advogada.

Últimas notícias