Eleição suplementar

MP quer cassação de candidato de Mendonça Filho em Belo Jardim

Gilvandro Estrela (PV) é acusado de veicular propaganda institucional e remover servidores em desacordo com a lei

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 21/06/2017 às 18:05
Reprodução
Gilvandro Estrela (PV) é acusado de veicular propaganda institucional e remover servidores em desacordo com a lei - FOTO: Reprodução
Leitura:

O promotor eleitoral em Belo Jardim (Agreste de Pernambuco), Daniel de Ataíde Martins, moveu ação contra o prefeito interino e candidato na eleição suplementar pelo PV, Gilvandro Estrela, por ter supostamente veiculado propaganda institucional durante a campanha e removido servidores temporários no período em que atos desse tipo são proibidos pela legislação.

A ação por conduta vedada, que pode render a cassação da candidatura, está tramitado na primeira instância. Mesmo que o Ministério Público Eleitoral tenha o pedido acatado pelo juiz local, Estrela poderá recorrer ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral e ser mantido na eleição marcada para o próximo 2 de julho de 2017. Caso ganhe a eleição, uma decisão definitiva desfavorável poderá impedir a posse de Estrela.

Eleição suplementar de Belo Jardim é marcada por mais de 40 representações na Justiça

O candidato do PV, que tem o apoio do Democratas do ministro Mendonça Filho, concorre com Luiz Carlos (PSB), apoiado pelo prefeito afastado João Mendonça, e Hélio dos Terrenos (PTB), candidato do senador Armando Monteiro e do ex-deputado Cintra Galvão. Apesar de tentativas de impugnação, a candidatura de Hélio foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral na última segunda-feira (19/06). A disputa entre as três chapas é marcada por troca de acusações e excessiva judicialização, com mais de 40 representações protocoladas por advogados dos candidatos na 45ª Zona Eleitoral em duas semanas de campanha.

 

Últimas notícias