Operação Torrentes

Oposição pede explicações 'convincentes' a Paulo sobre operação da PF

Bancada de oposição da Alepe questionou resposta do governo à Operação Torrentes, que classificou a atuação da PF como 'espetacularização negativa'

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 09/11/2017 às 16:25
Roberto Soares / Alepe
Bancada de oposição da Alepe questionou resposta do governo à Operação Torrentes, que classificou a atuação da PF como 'espetacularização negativa' - FOTO: Roberto Soares / Alepe
Leitura:

A bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) divulgou uma nota nesta quinta-feira (9) à tarde a respeito da Operação Torrentes deflagrada pela Polícia Federal para desarticular esquema criminoso envolvendo servidores da Casa Militar do do Estado de Pernambuco. 

A nota cita as operações em que os membros do PSB de Pernambuco são investigados, como a Fair Play, que investiga irregularidades na construção da Arena Pernambuco e a Turbulência, que denunciou denunciou esquema de lavagem de dinheiro para financiar a campanha do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), à presidência da República. A oposição critica a postura do governador Paulo Câmara em relação às operações e a delação premiada do executivo da JBS, Ricardo Saud, onde o governador, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), Eduardo Campos e o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), então no PSB são acusados de terem participado de esquema de pagamento de propina na campanha de 2014. "O governador e os demais dirigentes do PSB adotaram o silêncio como resposta", diz nota. 

Os oposicionistas remetem ainda à nota oficial enviada pelo governo estadual, que classificou a ação da Polícia Federal como "espetacularização negativa das atividades de controle da atuação pública" e disse ser desproporcional a operação realizada no Gabinete do chefe da Casa Militar, no Palácio do Campo das Princesas. 

"Em nenhum momento, se pronuncia sobre os indícios de desvio de parte dos R$ 450 milhões repassados pelo Governo Federal para o socorro às vítimas das enchentes", diz comunicado da oposição. Por fim, a bancada que pede à Paulo uma "resposta convincente" aos pernambucanos sobre as investigações. 

Leia a íntegra da nota da bancada de oposição

"Hoje, mais uma vez, os pernambucanos tomaram conhecimento de uma operação da Polícia Federal envolvendo diretamente agentes do Governo do Estado e pessoas ligadas ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A Operação Torrentes é a 6ª realizada em nosso Estado para investigar o desvio de recursos públicos nas gestões do PSB. Nas operações anteriores – Fair Play, Turbulência, Vórtex, Politeia e Catilinária – o governador e os demais dirigentes do PSB adotaram o silêncio como resposta.

Nas delações premiadas dos executivos da Odebrecht e JBS usaram a mesma tática. Ou seja, nunca conseguiram dar uma explicação convincente ao povo de Pernambuco.

Agora, novamente a gestão Paulo Câmara divulga nota evasiva, apresentando dados já divulgados e classificando a ação como “desproporcional e espetacularização negativa das ações de controle público”. Mas, em nenhum momento, se pronuncia sobre os indícios de desvio de parte dos R$ 450 milhões repassados pelo Governo Federal para o socorro às vítimas das enchentes.

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, cumprindo o seu papel constitucional de fiscalizar, exige do governador Paulo Câmara uma resposta convincente a todos os pernambucanos.

Até quando o governador e os demais dirigentes do PSB vão continuar subestimando a inteligência do povo de Pernambuco?"

Últimas notícias