segurança

Federalização de unidade do presídio de Itaquitinga pode sair na próxima semana

Paulo Câmara agendou reunião reservada com Raul Jungmann e deverá assinar protocolo de transferência de presídio

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 02/03/2018 às 6:40
Foto: Agência Brasil
Paulo Câmara agendou reunião reservada com Raul Jungmann e deverá assinar protocolo de transferência de presídio - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A federalização de uma das unidades do presídio de Itaquitinga deverá ser assinada na próxima semana, em Brasília, na reunião que o governador Paulo Câmara (PSB) terá com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O encontro foi anunciado ontem, pelo socialista, após a reunião do presidente Michel Temer (MDB) com governadores de todo o País.

O protocolo de transferência já está pronto. Havia a expectativa de que o documento fosse assinado já ontem. No entanto, Paulo Câmara informou que não houve espaço para as demandas específicas de cada Estado.

A unidade federal será no modelo de segurança máxima. A obra, que foi iniciada pelo governo estadual, está 52% concluída. A partir do momento em que o protocolo for assinado, o governo federal assume a unidade e ficará responsável pela conclusão.

“Eu pedi ao ministro Jungmann uma audiência para a próxima semana para tratar de temas específicos, Itaquitinga é um deles. Hoje tratamos de questões mais gerais e não pontuais de cada Estado, até que não teve fórum para isso”, disse Paulo Câmara, ao final da reunião, em entrevista ao repórter Romoaldo de Souza, da Rádio Jornal, em Brasília.

No início do ano, Paulo Câmara inaugurou a Unidade I do presídio, sem que o compromisso constasse em sua agenda oficial. A obra foi paralisada em 2012, após denúncias feitas por diretores da Odebrecht na Operação Lava Jato. Marcelo Odebrecht afirmou que o ex-governador Eduardo Campos teria procurado-o para concluir a obra. A empreiteira entrou no negócio através de outra empresa, a DAG Construtora. Marcelo disse que os prejuízos chegaram a R$ 50 milhões e por isso não teria contribuído para a campanha do socialista em 2014.

Após cinco anos de abandono da obra, o governo estadual conseguiu decretar a caducidade da obra e assumir a conclusão.

RECURSOS

Sobre o anúncio dos R$ 42 milhões da linha de crédito para a segurança, caso o governo estadual venha a pegar a linha de crédito do BNDES, será aplicado tanto na reforma quanto na ampliação de unidades. “Nós temos unidades que estão com superlotação e são unidades bastante antigas, como é o caso da Barreto Campelo e da Penitenciária Agrícola de Itamaracá, que precisam passar por uma reforma”, disse.

Segundo o secretário, estão em andamento as obras de construção do complexo de Araçoiaba, com 7 unidades, e a Unidade II de Itaquitinga. O presídio de Palmares já foi licitado. Há planos de ampliação das unidades de Caruaru e Salgueiro.

Últimas notícias