PT

Gleisi orientou retirar candidaturas e deixar só Marília, diz deputada

Assim, o PT de Pernambuco ficaria entre o apoio a Paulo Câmara e a candidatura de Marília Arraes

Blog de Jamildo
Cadastrado por
Blog de Jamildo
Publicado em 09/06/2018 às 19:21
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Assim, o PT de Pernambuco ficaria entre o apoio a Paulo Câmara e a candidatura de Marília Arraes - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Aliada de Marília Arraes, a deputada estadual Teresa Leitão afirmou neste sábado (9) que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, orientou o presidente estadual do partido, Bruno Ribeiro, a retirar as pré-candidaturas do deputado estadual Odacy Amorim e do militante José de Oliveira. A parlamentar está em Minas Gerais, onde a executiva nacional do partido aprovou uma resolução que pode interferir na aliança com o PSB nos estados, incluindo Pernambuco, onde o apoio à reeleição do governador socialista Paulo Câmara limaria Marília.

O texto determina que as decisões locais devem ser submetidas à executiva. “Está clara, portanto, a primazia do projeto nacional sobre as disputas regionais”, afirma o documento. O texto diz ainda que a prioridade é “construir uma coligação nacional para apoiar a candidatura Lula com PSB, PCdoB e outros partidos” e que essas siglas devem indicar o vice na chapa. Além disso, os palanques estaduais devem seguir a mesma orientação.

Segundo Teresa Leitão, a determinação para retirar os nomes de Odacy e José de Oliveira foi por causa do resultado da pesquisa realizada para consumo interno do partido, em que a vereadora do Recife aparece em empate técnico, mas à frente de Paulo Câmara.

“Pernambuco foi muito destacado no processo de avaliação, se reconheceu a força da candidatura de Marília e se sabe também da motivação do PSB para retirar essa candidatura”, minimizou Teresa Leitão.

A deputada está em Belo Horizonte (MG), onde a executiva nacional do PT se reuniu após lançar, nessa sexta-feira (8), a pré-candidatura de Lula.

“A sintonia que precisa haver é as candidaturas estaduais estão diretamente ligadas à candidatura de Lula e o apoio que se requer do PSB é um apoio nacional, formal. A contraposição do PT é um apoio formal”, disse a deputada. “O investimento que o PT vai fazer é pelo apoio oficial e nacional à candidatura de Lula”.

PSB

Antes, na negociação com o PSB, era proposta uma aliança nos 11 estados, incluindo Pernambuco, mas não uma coligação nacional. No último dia 31, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, havia dito que não há clima para uma aliança nacional com o PT. “Não existe (conversas para fechar a aliança nacional com o PT). Se essa discussão existe é fora do partido”, disse. O Blog de Jamildo tentou contato com ele e outros socialistas neste sábado, mas as ligações não foram atendidas.

Últimas notícias