DELEGADA

Gleide Ângelo promete fiscalizar atuação da Draco

Deputada mais votada, Gleide Ângelo se posicionou pela primeira vez sobre a extinção da Decasp e a criação do Draco

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 08/11/2018 às 21:24
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Deputada mais votada, Gleide Ângelo se posicionou pela primeira vez sobre a extinção da Decasp e a criação do Draco - FOTO: Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

Deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, a delegada da Polícia Civil Gleide Ângelo (PSB) se posicionou pela primeira vez após o governador Paulo Câmara (PSB) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) extinguirem a Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), notória no combate à corrupção política no Estado, ao criar o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). A socialista prometeu fiscalizar a atuação do novo órgão, em uma nota de esclarecimento publicada no Instagram.

"Quando assumir na Alepe em 01/02/19 terei o mandato e a representatividade popular para acompanhar e fiscalizar se as finalidades constantes na Lei de criação do Draco estão sendo cumpridas", prometeu Gleide Ângelo. A promessa de fiscalizar a atuação do órgão também foi repetida para diversos seguidores que a questionaram nos comentários.

Visualizar esta foto no Instagram.

Amigo(a) s, como sempre, com a transparência que respaldam meus 15 anos de Polícia Civil, irei fazer uns esclarecimentos: 1- Só assumirei à ALEPE em 01/02/19, por isso que hoje estou falando como Delegada e não como Deputada 2- Relativo minha posição sobre a criação do DRACO, informo que para emitir uma opinião, como sempre fiz nos 15 anos de investigação é necessário ouvir os dois lados para argumentar 3 Li o Projeto de Lei da criação do DRACO que ontem se tornou Lei. Vi as falas do SDS, Associação dos Delegados,, Delegada Patrícia Domingos e Delegada Sylvana Lellis. 4- O DRACO é o 6° Departamento da Polícia Civil. Já trabalhei em t03 destes que possuem maior estrutura funcional para os policiais investigarem. 5- Na Lei de criação do DRACO haverá inicialmente duas delegacias e no art. 3º, inciso III consta como atribuição : "apurar e reprimir crimes de corrupção e outras infrações penais contra a administração pública, o patrimônio, a propriedade imaterial, a fé pública e as cometidas por meios eletrônicos. São atribuições que eram da DECASP e estão inseridas nas duas delegacias do DRACO; 6- Para o comando deste importante Departamento foram convidadas duas das melhores Delegadas de Polícia de Pernambuco, Sylvana Lellis e Patrícia Domingos. Mulheres inteligentes, com serviço prestado à Instituição. Sylvana foi minha professora nos dois cursos de formação. Patrícia foi minha colega de academia de polícia. 7- Não é fácil ser mulher em espaços historicamente masculinos. E quando vemos duas mulheres sendo convidadas para comandar um Departamento de Crime Organizado mostra a nossa força e a certeza que os espaços não devem ser ocupados por sexo, e sim por mérito. E nós mulheres estamos sim ocupando nossos espaços 8- Quando assumir na ALEPE em 01/02/19 terei o mandato e a representatividade popular para acompanhar e fiscalizar se as finalidades constantes na Lei de criação do DRACO estão sendo cumpridas. Enfim, informo a todos que a partir de 01/02/19 estarei na ALEPE à disposição de todos e os representarei em todas as demandas do estado. E esclareço que os 412 mil votos serão retribuídos com posições firmes e fundamentadas ! Vamos em frente!

Uma publicação compartilhada por Gleide Angelo (@gleideangelo) em

Na postagem, Gleide Ângelo informou que só se pronunciou após ouvir todos os lados e ler o projeto de criação do Draco. A extinção da Decasp foi a primeira crise política enfrentada por Paulo Câmara após a reeleição, há cerca de um mês.

Professora

Gleide Ângelo saudou a delegada Sylvana Lellis, que assumirá o comando do novo departamento. A socialista também revelou que Sylvana foi sua professora em dois cursos de formação da Polícia Civil.

"Não é fácil ser mulher em espaços historicamente masculinos. E quando vemos duas mulheres sendo convidadas para comandar um Departamento de Crime Organizado mostra a nossa força e a certeza que os espaços não devem ser ocupados por sexo, e sim por mérito. E nós mulheres estamos sim ocupando nossos espaços", escreveu ainda.

Últimas notícias