BRASIL

Ex-ministros cobram de Bolsonaro explicação sobre acusação de pedofilia

Ex-ministros se incomodaram com declaração do presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 19/10/2021 às 16:02 | Atualizado em 19/10/2021 às 17:00
Notícia
X

Dez ex-ministros dos Direitos Humanos se reuniram para cobrar no STF explicações de Jair Bolsonaro (sem partido). Isso acontece após o presidente, de acordo com documento, acusar ex-titulares da pasta da pasta de estimular a pedofilia.

No grupo de ex-ministros, estão nomes que trabalharam nos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT). A declaração à qual se referem foi proferida no Simpósio da Cidadania Cristã, no dia cinco deste mês.

"Quem lembra o que era o Ministério dos Direitos Humanos? Quem eram as pessoas que já ocuparam aquele Ministério? Como uma, por exemplo, que tinha lá, um site chamado "Humaniza Redes", que era… que incentivava a pedofilia. Dizia que o pedófilo era um doente, (que) devia ser entregue para um hospital, e não ser levado a uma delegacia", teria dito Bolsonaro na ocasião, segundo o documento.

O documento com os questionamentos foi protocolado no Supremo Tribunal Federal nessa segunda (18). A autoria é dos ex-ministros Gilberto José Spler Vargas, Ideli Salvatti, José Gregori, Maria do Rosário Nunes, Mário Mamede Filho, Nilmário de Miranda, Nilma Lino Gomes, Paulo Sérgio Pinheiro, Paulo Vannuchi e Rogério Sottili.

De acordo com o UOL, estas são as perguntas que Bolsonaro deve responder:

  • O interpelado (Bolsonaro) confirma sua manifestação feita no "Simpósio da Cidadania Cristã, no dia 5 de outubro de 2021, na Igreja Batista Central do Brasil", no sentido de terem os ex-ministros dos Direitos Humanos incentivado a 'pedofilia'?
  • O interpelado confirma suas declarações atualmente, caso as tenha feito?
  • O interpelado pode citar fatos concretos que o tenham levado a fazer tal afirmação, caso a tenha feito? - O interpelado saber informar se os ex-ministros foram processados ou se responderam a inquérito sob a acusação de terem praticado pedofilia?
  • O interpelado pode informar quais foram as razões que o levaram a afirmar que o PLC 22 apresentou 188 itens para destruir a família brasileira?
  • O interpelado pode apontar alguns desses itens e explicá-los?

Tags

Autor