PET

Catnip: A erva que deixa gatos loucos? Entenda os efeitos e benefícios da erva

Descubra tudo sobre a erva-gateira! Seus efeitos nos gatos, como usá-la com segurança e dicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Yan Lucca

Publicado em 16/02/2024 às 16:31
Notícia
X

Você já viu algum gato agindo peculiarmente ao se deparar com algo chamado de "Catnip"? Também conhecida como erva-dos-gatos, essa planta é poderosa em muitos sentidos.

Desde comportamentos inusitados e curiosos, até mesmo acalmar, são muitos os efeitos dessa erva nos gatos. Confira o que é o catnip, seus efeitos e como usá-la com segurança.

O QUE É CATNIP?

Seu nome cientifico é Nepeta cataria e pertence a família da hortelã e do manjericão. Essa erva é originária da Ásia e da Europa e possui folhas verdes que atrai a atenção dos gatos.

EFEITOS SOBRE OS GATOS?

O catnip contém uma substância responsável por causar inúmeros efeitos nos gatos. Essa substância se chama nepetalactose e está presente nas folhas, caules e sementes da planta. 

Quando os gatos entram em contato com o catnip, através do cheiro, ingestão ou contato físico, podem ter uma série de comportamentos, incluindo: 

  • Excitação;
  • Brincadeiras;
  • Reações calmas;
  • relaxamento.

E, por sua vez, o catnip oferece alguns benefícios:

  • Estímulo ao exercício: O efeito estimulante do catnip leva os gatos a se envolverem em atividades físicas, promovendo o exercício.
  • Enriquecimento ambiental: Oferecer catnip aos gatos pode enriquecer seu ambiente, proporcionando estímulos sensoriais adicionais.
  • Alívio do estresse: O catnip pode ajudar a aliviar o estresse em alguns gatos, proporcionando relaxamento.

Mas, é importante afirmar e ressaltar que a moderação é a chave para tudo. Portanto, ao dar catnip para seu gato, certifique-se de moderar.

Você têm dúvidas de como cuidar dos gatinhos? Uma veterinária te dá todas as dicas!

Tags

Autor